Mailson Santana / Fluminense FC / Flickr – Abel Braga em seu último clube

O técnico Abel Braga anunciou nesta terça-feira (28) sua aposentadoria como treinador de futebol. Ele já teve a aposentadoria cogitada após a saída do Fluminense, em abril deste ano.  Perto de completar 70 anos (faz aniversário em 1º de setembro), Abel afirmou que não suportava mais a rotina do esporte nem a pressão que sofreu nos últimos anos.

 “Chegou um momento que eu não suportava mais. Não estaria mais feliz na beira do campo. Então para mim deu. Agora já parei colocando na cabeça que vou trabalhar fora do campo. Vou fazer uma coordenação técnica, não quero ser executivo, diretor técnico, quero coordenador. Que é um negócio completamente diferente. Vamos ver o que dá”, afirmou Abel, ao site Lance.

Ex-zagueiro, Abel Braga iniciou a carreira de treinador em 1985. Comandou 23 clubes ao todo, no Brasil e no exterior, alguns com mais de uma passagem. Seus títulos mais expressivos foram a Libertadores e o Mundial de 2006, com o Internacional, e o Brasileirão de 2012, com o Fluminense.

Abel Braga é um dos poucos treinadores que comandou os três principais clubes da Capital. Pelo Athletico, ele teve duas passagens, em 1998 (foi campeão estadual em cima do Coritiba) e em 2002 (na antepenúltima e na penúltima rodadas do Brasileirão). Em 1999, assumiu o Coritiba e levou o clube ao título estadual após um jejum de 10 anos. No fim do mesmo ano, assumiu o Paraná Clube, mas dirigiu o time em apenas 8 jogos e não evitou a queda para a segunda divisão. Saiu em março de 2000 após receber um convite para comandar o Vasco da Gama.