Fifa confirma Curitiba na Copa do Mundo 2014

Capital paranaense é uma das 12 cidades escolhidas para receber jogos da Copa que será disputada no Brasil

Antônio França

A Fifa confirmou, ontem, que Curitiba será uma das 12 cidades escolhidas para receber jogos da Copa do Mundo 2014, que será disputada no Brasil. O anúncio foi feito em Nassau, nas Bahamas. A divulgação oficial não foi uma surpresa tão grande, uma vez que a capital paranaense já estava entre as favoritas para receber três a quatro jogos do mundial. Além de Curitiba, foram escolhidas também Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ficaram de fora Florianópolis, Belém, Rio Branco, Goiânia e Campo Grande.

Segundo o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que na semana passada esteve com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, houve certas garantias de favoritismo. Teixeira já adiantara ao prefeito que Curitiba se destacou pela qualidade técnica do projeto, excelentes condições de infraestrutura da cidade, parque hoteleiro e um estádio, a Arena da Baixada. “É uma ótima notícia para todos os paranaenses e o reconhecimento à excelência de nosso projeto, à infraestrutura e à imagem internacional de nossa cidade”, afirmou Richa, logo após o anúncio das cidades.

Avaliação — Para a escolha das sedes, técnicos da Fifa visitaram as 17 candidatas, conforme explicou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Inicialmente, seriam apenas 10 cidades que receberiam os jogos, mas Teixeira conseguiu convencer a Fifa e a Copa 2014 passa a ter 12 sedes. “Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro visitamos as cidades, avaliamos aeroportos e, em vôos de helicópteros, pudemos verificar a infraestrutura em torno dos estádios e entre aeroportos, estádios e hotéis. Também avaliamos os planos de infraestrutura”, explicou Valcke. Depois da vistoria, um grupo técnico de 23 conselheiros homologaram as 12 cidades escolhidas e anunciadas ontem.

Após o anúncio, Teixeira voltou a afirmar a necessidade de serem cumpridos os prazos. “As cidades escolhidas terão que iniciar rapidamente o trabalho, que exige organização, cumprimento de prazos, respeito aos padrões da Fifa e credibilidade. Tenho convicção que as 12 cidades têm noção de sua responsabilidade”, explicou. Para se candidatar, cada cidade indicou um estádio e apresentou projetos de melhorias de infraestrutura. No caso paranaense, foi instalado, em 2008, o Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo 2014, composto por representantes dos governos estadual e municipal, entidades e sociedade civil organizada.

O coordenador do Comitê Executivo do Paraná para Assuntos da Copa do Mundo e  vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), disse que sempre tive a certeza de que Curitiba seria uma das cidades escolhidas porque reúne as melhores condições na área ambiental, saúde, hotelaria, turismo. “Se temos hoje todas as condições que a Fifa exige para que uma cidade seja sede da Copa, imagine quando forem realizadas todas as obras e ações para facilitar a mobilidade e acessibilidade ao estádio, aeroporto e pontos turísticos de Curitiba e das outras cidades do Paraná”, disse ele, ontem.

Interior
Cidades do interior do Estado também serão beneficiadas com a vinda da Copa do Mundo. Elas poderão hospedar as seleções durante o período de treinos, antes das estréias. As prefeituras de Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, que passaram a integrar o comitê, devem receber melhorias em aeroportos e rodovias, conforme o projeto. O desafio é não repetir o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. “Será preciso responsabilidade na gestão destas verbas”, alertou Pessuti, em entrevista por telefone. Ele  acompanhou o anúncio em Nassau.

As 12 cidades-sede

BELO HORIZONTE (MG)
População: 2,4 milhões.
Características: Parque produtivo, um dos cinco maiores da América do Sul, com indístria automobilística e siderúrgica.
Estádio: Mineirão. O gramado será rebaixado e a geral será extinta, para aumentar capacidade dos setores de imprensa.

CURITIBA (PR)
População: 1,8 milhão.
Características: É uma das cidades mais desenvolvidas do país, com altos índices de educação.
Estádio: Arena da Baixada, que já está sendo reformado e terá sua capacidade aumentada de 25.415 para 41.293 pessoas.

NATAL (RN)
População: 800 mil habitantes.
Características: Alega ser a capital nordestina com melhor infraestrutura hoteleira, com 22.000 quartos já prontos.
Estádio: Arena das Dunas. Com capacidade para 45 mil torcedores, o novo estádio seria erguido sobre o atual Machadão, de propriedade da prefeitura.

RIO DE JANEIRO (RJ)
População: 6 milhões.
Características: Cidade mais conhecida do Brasil.
Estádio: Maracanã. O ex-maior do mundo precisará passar por reformas para se adequar ao padrão da Fifa. A capacidade atual, após as obras para o Pan-2007, é de 92.000 torcedores.

BRASÍLIA (DF)
População: 2 milhões, imcluindo as cidades satélites.
Características: Capital do país, tombada em 1987.
Estádio: Mané Garrincha, que será reformado e terá sua capacidade aumentada de 60 mil para cerca de 76 mil pessoas.

FORTALEZA (CE)
População: 2,4 milhões.
Características: Importante destino turístico para brasileiros e estrangeiros.
Estádio: Castelão. 60 mil pessoas. Construído em 1973, o estádio passou por reformas em 1980 e 2000. Na cidade,
diz-se que o Castelão atende 81% das recomendações da Fifa.

PORTO ALEGRE (RS)
População: 1,4 milhão.
Características: É considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. Pleiteia ser o centro administrativo do Mercosul.
Estádio: Beira-Rio, que será modernizado e terá a capacidade para cerca de 60 mil torcedores.

SALVADOR (BA)
População: 2,8 milhões.
Características: Primeira capital do Brasil, é a maior cidade do Nordeste e um dos principais destinos turísticos do país.
Estádio: Fonte Nova. Interditado desde a queda de parte da arquibancada em 2007, será totalmente reformado até 2012 e terá capacidade para 55 mil torcedores.

CUIABÁ (MT)
População: 500 mil.
Características: Ecossistemas: Pantanal, Cerrado, o Vale do Araguaia e a Amazônia.
Estádio: José Fragelli. Construído em 1974, será totalmente remodelado até 2012. A capacidade atual é de 40 mil pessoas e deve subir para 48 mil pessoas.

MANAUS (AM)
População: 1,6 milhão.
Características: É bastante conhecida pelo ecoturimo amazônico.
Estádio: Vivaldão. Reinaugurado em fevereiro de 2007 após reformas, hoje tem capacidade para 52 mil pessoas. Para a Copa do Mundo de 2014 será reformado e, com isso, comportará 60 mil pessoas.

RECIFE (PE)
População: 1,5 milhão.
Características: Tem no turismo a força de sua economia.
Estádio: Cidade da Copa. O novo estádio, cujas obras ainda não foram iniciadas, tem capacidade prevista para 45.500 pessoas e previsão de conclusão para 2011. Curiosamente, será construído em Olinda.

SÃO PAULO (SP)
População: 11 milhões.
Características: Cidade mais populosa e centro financeiro do país,
Estádio: Morumbi, do São Paulo. Construído em 1960, será totalmente reformulado para o Mundial e terá capacidade para cerca de 69 mil torcedores.


Festa
Os curitibanos puderam acompanhar ao vivo, por um telão instalado no Parque Barigui, o anúncio das 12 cidades escolhidas como subsedes da Copa do Mundo 2014, no Brasil. No entanto, o tempo ruim, com chuva e temperatura baixas, desestimulou os torcedores e a presença foi bem menor que a esperada pela Prefeitura de Curitiba. Após a confirmação oficial da Fifa, houve show de músicas e parques de brinquedos, jogos e atividades. Na Arena da Baixada, a escolha também foi comemorada. Mais de 20 mil pessoas e uma bateria de fogos de 10 minutos saudaram a confirmação de Curitiba como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.