Livro Destino Futebol Europeu, do jornalista Thiago Rodrigo
Livro Destino Futebol Europeu, do jornalista Thiago Rodrigo (Crédito: Divulgação/Thiago Rodrigo)

O jornalista Thiago Rodrigo faz o lançamento de seu livro Destino Futebol Europeu, disponível em pré-venda. Em uma viagem pela Europa, Thiago visitou jogos em diversos estádios, conversou com torcedores e mergulhou na história de nove clubes do futebol europeu para contar o relato em seu primeiro livro.

Apaixonado por futebol e por viagens, ele percorreu 40 países da Europa em duas etapas, totalizando 15 meses em solo europeu. Com o futebol sendo o caminho de sua jornada, Thiago foi a 15 jogos em sete países do ocidente do velho continente. O resultado dessa experiência pode ser lida nas 204 páginas da obra.

T1
O jornalista Thiago Rodrigo (Crédito: Acervo pessoal/Thiago Rodrigo)

Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Itália são os países com clubes destacados no livro. Neles, Thiago Rodrigo mergulhou na história para conhecer e destrinchar campanhas, ídolos e rivalidades de Porto, Betis, Valencia, Marseille, Schalke 04, PSV Eindhoven, Anderlecht, Milan e Fiorentina.

“Perguntei aos torcedores alguns dos momentos mais emblemáticos deles vendo um jogo de futebol do clube do coração, bem como as situações de maior sofrimento. Assim, consegui relatos únicos e especiais”, diz o escritor, que acrescenta: “Em uma visita ordinária para muitos os que estavam nos estádios, cada um dos jogos expostos se tornaram partidas especiais e únicas para mim”.

Em um relato pessoal que se relaciona com a visão dos torcedores em uma abordagem rica e diversificada, a narrativa do livro se propõe a ser envolvente e diversificada, buscando cativar o leitor ao longo de nove capítulos principais. Desse modo, Thiago Rodrigo buscou capturar e demonstrar a relação e a paixão das pessoas com seus respectivos clubes de futebol, para relatar os casos fazendo também uma conexão dos clubes com as cidades.

T2
O jornalista Thiago Rodrigo (Crédito: Acervo pessoal/Thiago Rodrigo)

“Conversei com os torcedores dentro e fora do estádio, alguns em outros momentos ou por mensagens, mas o importante é que acho que através do livro posso mostrar para fãs de futebol ou não, o vibrante e apaixonante mundo do futebol. No caso, o europeu, tão longe, mas ao mesmo tempo tão perto por conta da televisão e internet, com clubes que fazem parte da minha vida desde minha infância quando jogava jogos de futebol no computador com meu irmão”, declara.

A viagem

O amor pelo futebol e o desejo de viajar se fundiram de modo perfeito para Thiago Rodrigo, com grande interesse também por geografia. “Senti a vontade de fazer um mochilão pela Europa e pesquisei sobre as possibilidades uma vez por semana ao longo de um ano. Como gostaria de conhecer alguns estádios e ir a jogos de futebol, a ideia de escrever um livro sobre essa experiência surgiu naturalmente, embora desafiante”, diz ele, que frisa: “Fiquei fluente em inglês na viagem”.

A viagem começou por Portugal para visitar Porto. Uma vez lá e indo visitar Lisboa, viu que a seleção do país faria um amistoso na capital portuguesa. “Ali eu não quis perder a oportunidade e vi que não iria apenas a jogos que descreveria no livro. Aproveitei, fui ao estádio do Braga e procurei ir em mais em outros países”, diz. Isso pode ser lido em resenhas “lado b” dos principais times do livro.

Na viagem, Thiago viu como é fascinante as paixões dos torcedores pelos clubes de suas cidades. “Foi assim com o torcedor do Betis com quem conversei, clube que tem uma torcida sofredora, mas muito apaixonada e que se pode ver a cada entrada dos jogadores em suas partidas. Não é muito diferente com o PSV Eindhoven, da Holanda, ou o Schalke 04, da Alemanha”.

A trajetória de Thiago Rodrigo pela Europa também visitou jogos de Real Madrid, Levante, Borussia Dortmund, além de Atalanta e Bologna, dois anos depois, descritos em curtas páginas. “Foi muito bom visitar estádios que só via pela televisão ou em jogos de vídeo game, como o Mestalla, do Valencia, ou o Constant van den Stock, do Anderlecht, além do belíssimo San Siro, do Milan”, declara.

“Além disso, conheci um pouco da cultura dos países, mesmo cidades como Marselha, do qual os torcedores fizeram questão de enfatizar que se veem como um lugar próprio dentro da França, ou de Florença, com seus torcedores destacando o sentimento de pertencimento ao clube da cidade”, acrescenta o viajante que também esteve em dez jogos no Reino Unido e 21 no leste europeu.

Destino Futebol Europeu da Via Escrita Editora está disponível por meio da Kickante. A plataforma de “vaquinha online” faz a pré-venda do livro com uma campanha de financiamento coletivo lançada este mês e com encerramento no dia 24 de novembro. O custo do livro é de R$ 55,00 disponível no link kickante.com.br/pre-venda-coletiva/livro-destino-futebol-europeu-pre-venda.