Dorival Júnior, Paquetá e Militão no treino de quarta-feira
Dorival Júnior, Paquetá e Militão no treino de quarta-feira (Crédito: Franklin de Freitas)

O zagueiro Éder Militão, 26 anos, sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante treinamentos da seleção brasileira em Curitiba. A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior treina em Curitiba, no CT do Caju, do Athletico Paranaense, desde a última segunda-feira. Nesta sexta-feira (dia 6), enfrenta o Equador, no Couto Pereira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A CBF ainda não anunciou quem será convocado para substituir Militão nos jogos contra Equador, em Curitiba, e contra o Paraguai, na próxima terça-feira (dia 10), em Assunção.

Outras lesões

Éder Militão é o quarto jogador cortado na convocação dessa Data Fifa de setembro. Antes, o técnico Dorival Júnior perdeu o lateral-direito Yan Couto, o ponta Savinho e o centroavante Pedro.

Mudanças na escalação

Militão treinou como titular na quarta-feira e provavelmente começaria jogando contra o Equador. Ele formou a zaga com Gabriel Magalhães, do Arsenal. Agora, a tendência é que Marquinhos ganhe nova chance como titular.

Provável escalação do Brasil

A escalação usada na maior parte do treinamento de quarta-feira tinha: Alisson; Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André e Bruno Guimarães; Rodrygo, Lucas Paquetá e Vini Júnior; Endrick. Agora, a tendência é que Marquinhos entrou no lugar de Militão.

Mudanças

No treino de quarta-feira, o zagueiro Marquinhos e o volante João Gomes, que foram titulares nos quatro jogos do Brasil na Copa América 2024, com Dorival Júnior, perderam o lugar na equipe para o zagueiro Gabriel Magalhães e o volante André.

Na Copa América, Dorival usou o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, usou Lucas Paquetá (centro), Vini Jr (esquerda) e Raphinha (direita).

Raphinha está suspenso e não foi convocado para os jogos contra Equador, nesta sexta-feira, e Paraguai, na próxima terça-feira.

Agora, Dorival esboçou o time com Rodrygo na direita. E com a entrada de Endrick como centroavante.

Nessa quinta-feira, porém, mais uma mudança em relação ao dia anterior. O ponta Luiz Henrique, do Botafogo, entrou no lugar do centroavante Endrick. Com isso, Rodrygo passou a jogar centralizado.

Com isso, a provável escalação para esta sexta-feira é Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André e Bruno Guimarães; Rodrygo, Lucas Paquetá e Vini Júnior; Endrick (Luiz Henrique).

Nota da CBF

A CBF divulgou nota sobre a situação do zagueiro do Real Madrid e da seleção brasileira:

“O zagueiro Éder Militão reclamou de dor muscular na coxa direita após o treino na quarta-feira (4) no Centro de Treinamento do Athletico Paranaense. Nesta quinta-feira (5), o departamento médico da CBF realizou exame clínico e ressonância magnética no atleta, que constataram uma pequena lesão muscular na coxa direita. O atleta foi desconvocado das duas partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias, A CBF se solidariza com o atleta neste momento e deseja pronto restabelecimento”, publicou a entidade.