Na estreia do Brasil em Paris 2024, Ana Luiza Caetano bate recorde pessoal

Redação Bem Paraná, com COB
Ana Luiza Caetano na Olimpíada Paris 2024

Ana Luiza Caetano bateu recorde pessoal no tiro com arco. (Crédito: Divulgação/Miriam Jeske/COB)

O Brasil começou a sua trajetória nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na manhã desta quinta-feira (25), a jovem Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, deu o pontapé inicial dos atletas brasileiros nos Jogos Parisienses. Ela competiu no ranqueamento da prova individual do arco recurvo, terminou em 19º lugar entre 64 participantes, com direito a recorde pessoal na classificação geral e avançou para a fase eliminatória da competição.

Clique aqui para ver os resultados das provas de hoje.

“Foi feliz demais esse início ao ser a primeira atleta do Brasil a competir nestes Jogos. Eu me inspiro muito em muita gente que vi aqui. Andar na Vila, encontrar com a Rebeca (Andrade, da Ginástica Artística), dividir o quarto com a Bia do Tênis…estou nas nuvens, estou com meus heróis. Saber que estou abrindo a competição é uma honra. Espero trazer boa sorte para todo mundo”, ressaltou a arqueira.

Recorde

Um dia antes da Cerimônia de Abertura, que oficialmente iniciam os Jogos, Ana Luiza entrou em ação nessa primeira fase classificatória do tiro com arco recurvo. A prova consiste em uma somatória de pontos após 12 rounds de seis tiros cada. A brasileira, de 21 anos, somou 660 pontos, seu recorde pessoal em competições internacionais, em uma prova fortíssima que teve quebra de recorde mundial e olímpico com Sihyeon Lim, da Coreia do Sul, ao anotar incríveis 694 pontos.

“Foi uma prova muito intensa e puxada mentalmente. É a parte mais longa do tiro com arco, não é a minha prova preferia, eu gosto mais dos combates. Eu estava ali tentando trazer um pouco dessa energia e dessa dinâmica dos combates ao atirar três flechas, depois mais três para estabelecer um ritmo. Deu certo, foi bom. Consegui aproveitar e ser feliz”, pontuou.

Eliminatórias

A competição segue com mais duas rodadas eliminatórias e vai para os confrontos de oitavas, quartas, semifinais e final. As medalhas só serão definidas a partir de sábado.