Bia Haddad (DIvulgação)

Com a proximidade das Olimpíadas 2024, que acontecem dentro de um mês, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, realizou um estudo para identificar quais atletas brasileiros classificados para os jogos olímpicos de 2024 despertam mais o interesse da população. Para isso, a empresa monitorou as buscas feitas pela população nacional na internet no último ano, revelando os esportistas que estão gerando maior interesse e expectativa.

Segundo o levantamento, a tenista Beatriz Haddad Maia lidera o ranking com 2.361.600 buscas. Em segundo lugar, está o surfista Gabriel Medina, com 905.800 pesquisas, seguido pela também jogadora de tênis Laura Pigossi, com 474.200 buscas. A lista dos dez atletas mais pesquisados também é completada por Hugo Calderano (Tênis de mesa), Leonardo Gonçalves (Judô), Filipe Toledo (Surfe), Rafael Silva (Judô), Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática), Rafaela Silva (Judô) e Tatiana Weston Webb (Surfe).

Para realizar o estudo, a Semrush contabilizou apenas os nomes dos atletas que já estão classificados para as Olimpíadas 2024. Como as seleções de vôlei e futebol feminino ainda não confirmaram os escolhidos, esses esportes não foram incluídos no levantamento.

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Confira o ranking completo dos atletas brasileiros classificados para as Olimpíadas mais pesquisados entre junho de 2023 e maio de 2024:

  1. Beatriz Haddad Maia (Tênis) – 2.361.600 buscas
  2. Gabriel Medina (Surfe) – 905.800 buscas
  3. Laura Pigossi (Tênis) – 474.200 buscas
  4. Hugo Calderano (Tênis de mesa) – 161.500 buscas
  5. Leonardo Gonçalves (Judô) – 156.800 buscas
  6. Filipe Toledo (Surfe) – 138.800 buscas
  7. Rafael Silva (Judô) – 100.000 buscas
  8. Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática) – 82.000 buscas
  9. Rafaela Silva (Judô) – 72.800 buscas
  10. Tatiana Weston Webb (Surfe) – 68.300 buscas

Tênis, surfe e judô são destaque

A partir do ranking, Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, analisa que há três modalidades de destaque: o tênis, o surfe e o judô. “Sabemos que o futebol masculino é a grande paixão nacional, mas com a seleção brasileira fora desta edição dos Jogos Olímpicos, os holofotes se voltam para outros atletas. É bom demais ver a Bia no topo da lista. Assim como o surfe, que estreou em Tóquio 2020 e ganhou destaque com a vitória de Italo Ferreira e já se firmou como um dos favoritos entre os brasileiros”. 

Apesar da não classificação da seleção masculina de futebol do Brasil, o interesse pelo esporte e seus jogadores permanece alto. Um exemplo marcante é Neymar, que acumulou mais de 24.3 milhões de buscas na internet no último. Esse número supera a soma de todos os atletas do top 10 mais pesquisados juntos. 

“É importante contextualizar que devido as buscas também refletem o interesse de pessoa não apenas relacionadas ao esporte. O exemplo do Neymar pode ser o mais clássico, pois o jogador não desperta interesse apenas pelo aspecto esportivo. Entretanto ao analisar nomes de atletas olímpicos encontramos buscas muito mais relacionadas ao contexto esportivo”, finaliza Casagrande. 

Sobre o levantamento:

O estudo produzido pela Semrush foi feito a partir da Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave. Para realizar a análise, a empresa monitorou as pesquisas feitas na internet pela população nacional no último ano. 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 112.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.