Tcheco em treino do Paraná Clube
Tcheco em treino do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

O curitibano Anderson Simas Luciano, o Tcheco, 48 anos, é o novo técnico da Chapecoense. O profissional estava livre no mercado da bola após deixar o Paraná Clube.

Com o time paranaense foi campeão, Tcheco foi campeão da segunda divisão do Campeonato Paranaense, com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. Além de treinador, ele acumulou funções no departamento de futebol e participou da montagem do elenco, contratando jogadores.

O profissional levou para o clube catarinense o auxiliar José Luiz Fonseca, o preparador físico Dante Pereira e o preparador de goleiros Cassius Hartmann.

Retorno em 2025?

O contrato de Tcheco com a Chape é até o fim de 2024. Com isso, existe a possibilidade de retornar para comandar o Paraná na primeira divisão estadual de 2025. No entanto, o clube da Vila Capanema vai passar por eleições ainda em 2024 e o futuro do departamento de futebol é incerto.

Chapecoense

Já a Chapecoense demitiu Umberto Louzer, ex-Coritiba, após acumular cinco derrotas, dois empates e uma vitória nas últimas oito rodadas da Série B. O time entrou na zona de rebaixamento e vem de quatro partidas sem vencer.

Conhecido

Na Chapecoense, Tcheco vai trabalhar com o ponta Ítalo, que marcou gols nos dois jogos da final da segunda divisão do Paranaense, pelo Paraná Clube, contra o Rio Branco, de Paranaguá. Ele estava emprestado pelo time catarinense. A equipe paranaense só volta a jogar no final de janeiro de 2025, quando começa a primeira divisão estadual. Com isso, o elenco foi desativado e Tcheco ficou livre no mercado.

Agradecimento

Nessa segunda-feira (dia 5), o Paraná Clube divulgou uma nota de agradecimento a Tcheco. “Após receber uma proposta de um clube da série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Tcheco se despede do Paraná Clube nesta segunda-feira (5). Cria da nossa base, Tcheco iniciou sua carreira ainda no futsal do Paraná Clube. Depois, retornou em 2016 como coordenador de futebol e foi peça importante em 2017, quando atuou como auxiliar-técnico do time que obteve o acesso à série A”, destacou o clube.

“Nesta temporada, ele aceitou o desafio de ser o treinador em um momento delicado da nossa história, sendo fundamental para, juntos, conquistarmos todos os objetivos. No total, Tcheco tem quase 15 anos de casa e encerra esta passagem como um dos grandes personagens no atual processo de reconstrução do Tricolor da Vila. Desejamos todo o sucesso ao treinador e sua comissão técnica na sequência da carreira. Obrigado e até breve”, completou a nota do Paraná.

História de Tcheco

Revelado no futsal curitibano, Tcheco surgiu no futebol de campo do Paraná Clube. Ele foi pouco aproveitado no clube da Vila Capanema e só ganhou espaço no Malutrom (ex-JMalucelli), entre 2000 e 2002. Em 2002 e 2003, brilhou no Coritiba. E virou o grande destaque do Grêmio entre 2006 a 2009.

Tcheco começou a carreira de treinador em 2012, como auxiliar no Coritiba. Conheça mais a carreira do técnico clicando aqui – em entrevista para o Bem Paraná, ele falou sobre a influência do futsal no seu trabalho e que se inspira no estilo Jurgen Klopp.