Torcida do Paraná Clube na Ligga Arena
Torcida do Paraná Clube na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube tem feito sucesso com a sua torcida na temporada. Apesar de viver um momento ruim no futebol, sem pertencer a uma divisão nacional, o time conseguiu engajar os torcedores e está quebrando recordes de público e bilheteria. O Tricolor encerrou seus jogos como mandante na primeira fase da Segunda Divisão 2024 do Campeonato Paranaense com 20.259 espectadores por jogo. Esses números são maiores do que os de nove equipes da Série A do Brasileirão e é três vezes acima da média geral da Série B.

Em cinco jogos, revezando entre os principais estádios de Curitiba, Ligga Arena, Couto Pereira e Vila Capanema, o time movimentou 101.293 pessoas. A partida realizada contra o Nacional, na casa do Athletico Paranaense, registrou um total de 36.737 espectadores, sendo, naquele final de semana, o segundo maior público do Brasil e a maior bilheteria da história do Paraná Clube, arrecadando R$ 1.812.895,00.

Confira os públicos do Paraná em 2024

  • Paraná Clube x Nacional – Ligga Arena: 36.737 pessoas
  • Paraná Clube x Apucarana – Couto Pereira: 23.715 pessoas
  • Paraná Clube x Laranja Mecânica – Vila Capanema: 15.239 pessoas
  • Paraná Clube x Patriotas – Vila Capanema: 12.559 pessoas
  • Paraná Clube x Grêmio Maringá – Vila Capanema: 13.830 pessoas

Para Léo Rizzo, especialista em eventos no mundo esportivo e CEO da Soccer Hospitality, empresa que conta com camarotes nos principais estádios do país, a sintonia entre a torcida e o clube pode gerar oportunidades para o setor do entretenimento esportivo, uma vez que a aderência do público está mais elevada do que de costume.

“Com o alto engajamento dos torcedores e o fato da equipe estar movendo seus jogos para os principais estádios de Curitiba, há uma janela de oportunidades para o setor de camarotes e eventos esportivos. É preciso, portanto, aproveitar esse momento para oferecer experiências únicas aos torcedores, com serviços que irão fidelizar ainda mais esse público. Com isso, todas as partes saem ganhando”, explica o especialista.

Fidelização

Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, acredita que o Paraná Clube acertou em cheio ao investir em ações e campanhas que resgatassem o amor dos paranistas. “O time parece ter encontrado a receita para engajar a sua torcida. Isso, pensando em oportunidades de marketing, fidelização do público e arrecadação, é fundamental. Quanto mais conhecer a fundo quem é o fã e como é a sua jornada, mais fácil será buscar qualquer conexão, independente do momento da equipe”, afirma o executivo.

O Coração Tricolor vai Voltar a Bater

O movimento entre os torcedores começou com um vídeo publicado pelo clube em abril, intitulado “O Coração Tricolor vai Voltar a Bater”. O material mostra um médico caminhando rumo à sala de emergência, em que o paciente, que no caso é o próprio time, está à beira da morte. Com isso, estão tentando reviver o indivíduo e, em cada tentativa com o desfibrilador, aparece na tela um dos estádios em que a equipe jogaria, convocando os paranistas para esses duelos. O conteúdo teve uma alta repercussão nas redes sociais, conquistando bons números e recebendo diversos elogios.

“O clube foi certeiro em se conectar com os torcedores diante de um momento de dificuldade. Ir para as redes sociais e apostar em produções que chamem a atenção foi algo crucial para atingir a marca da média de público registrada. Torcedores apaixonados e instituições que valorizam os fãs são a receita ideal para um maior engajamento e sucesso no esporte”, aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em MKT Esportivo.

Segunda divisão do Paranaense

A presença da torcida nos jogos resultou em sucesso dentro de campo. Em oito jogos, o clube conquistou cinco vitórias, dois empates e uma derrota, assumindo a liderança da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, com 17 pontos. Com isso, o time segue firme em busca do objetivo de conquistar o acesso para a elite estadual.