Iguaçu 0x0 Paraná Clube
Iguaçu 0x0 Paraná Clube (Crédito: Divulgação/Eduardo Huscsz/PRC)

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Iguaçu, nesse domingo (dia 9) pela manhã, em União da Vitória, pela 6ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 4ª colocação, com 11 pontos, quatro pontos atrás do líder Rio Branco e dois atrás de Patriotas e Paranavaí (dupla que divide o segundo lugar). O Iguaçu está em 5º lugar, com 7 pontos.

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Na próxima rodada, o Paraná recebe na Vila Capanema o Patriotas, sábado (dia 15) às 18h30.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Desfalques
Os desfalques no Paraná Clube eram o centroavante Liliu, o atacante Lucas Batatinha, o volante Fábio Magrão e o zagueiro Filipe Alves. O volante Guilherme Borges estava suspenso por cartões amarelos.

Escalação do Paraná Clube

O técnico Tcheco fez quatro mudanças em relação ao último jogo, com as entradas do lateral-direito Eliandro, do volante Bruno Silva, do meia Ravanelli e do atacante Cristiano. Ele entraram nos lugares dos volantes Guilherme Borges e Jonathan Schuttz, do atacante Robinho e do centroavante Liliu.

Estreia
O volante Bruno Silva (37 anos, ex-Athletico Paranaense, Botafogo e Avaí) fez sua estreia pelo Paraná Clube. O lateral/extremo Eltinho, 36 anos, que foi revelado na base do clube e retornou agora em 2024, ficou no banco e ainda não fez sua reestreia.

Primeiro tempo
O jogo começou com bola na trave. Já no primeiro minuto, após cobrança de falta de Cristiano, o goleiro espalmou e Lucão mandou a bola na trave. O Paraná seguiu melhor e atacando com frequência, mas finalizando mal. O Iguaçu praticamente não atacou na primeira etapa – o máximo de perigo foi um chute de fora da área, que saiu ao lado.

Gramado precário e lesões

O primeiro tempo ficou marcado pelas lesões. Foram três – uma do Paraná e duas do Iguaçu. Aos 18, Victor Caetano saiu lesionado. Entrou o zagueiro Kauan. O gramado em condições precárias dificultou a troca de passes e proporcionou lances grotescos. “É difícil jogar aqui”, disse Bruno Silva, após o apito final, em entrevista para a rádio Transamérica.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com ritmo reduzido. Aos 11, Carlinhos cometeu falta, levou o segundo cartão amarelo no jogo e acabou expulso. O Paraná ficou com um jogador a menos e, mesmo assim, levou perigo em mais dois ataques. Aos 19, Tcheco colocou o meia Hiago e o ponta Ítalo no jogo. O Iguaçu conseguiu alguns chutes de fora da área, mas sem muito perigo. Aos 35, entraram o meia-atacante Messias e o atacante Robinho.

IGUAÇU 0x0 PARANÁ CLUBE
Iguaçu: Thiago Santos; Lucas Guedes, Rogério (Felipe Codo), Caio Sena e Sony (Marquinhos); Luan (Paulo Careca) e Mancha (Luigi); Pedro Henrique (Mello), Mauri e Cassiano; Firmino. Técnico: Rafael Andrade
Paraná: Sidão; Victor Caetano (Kauan), Lucão e Félix Jorge; Eliandro (Ítalo), Bruno Silva, Alex Nemetz (Messias), Ravanelli (Hiago) e Carlinhos; Ueslei Brito (Robinho) e Cristiano. Técnico: Tcheco
Expulsão: Carlinhos (11-2º)
Cartões amarelos: Carlinhos, Kauan, Félix Jorge (P). Mancha, Luan, Luigi (I).
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Local: Estádio Antiocho Pereira, em União da Vitória

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 1 – Falta na ponta esquerda. Em vez de cruzar, Cristiano chuta direto. O goleiro espalma. Lucão pega o rebote e cabeceia a bola na trave.
  • 11 – Carlinhos chuta de fora da área. O goleiro segura, quase no centro.
  • 28 – Falta de longa distância. Cristiano chuta direto. O goleiro espalma para escanteio.
  • 31 – Firmino chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
  • Segundo tempo
  • 23 – Depois de escanteio e rebote, Hiago chuta de fora da área. O goleiro espalma no alto.
  • 49 – Cruzamento da esquerda. A zaga tira mal. Cassiano fica livre na área, na segunda trave, e chuta para longe.