Paraná Clube vence o Rio Branco com gol aos 48 e fica a um empate do título

Silvio Rauth Filho
WhatsApp Image 2024-07-20 at 16.53.48

Messias em Paraná Clube e Rio Branco na Vila Capanema (Crédito: Rui Santos)

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Rio Branco, nesse sábado (dia 20) à tarde, na Vila Capanema, no jogo de ida da final da segunda divisão do Campeonato Paranaense. A partida de volta está marcada para o dia 27 (sábado), em Paranaguá. Agora, o time da capital fica com o título se empatar o segundo jogo. Por ter conquistado a melhor pontuação, o time do Litoral ficou com a vantagem do mando de campo do segundo jogo.

Por serem os finalistas da competição, Paraná e Rio Branco já estão promovidos à primeira divisão estadual de 2025.

Título
O Paraná busca o 9º título estadual da sua história. Fundado em 1989, conquistou sete vezes a primeira divisão (1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006) e uma vez a segunda divisão (em 2012). O Rio Branco tenta seu segundo título estadual – o primeiro foi a segunda divisão de 1995.

Chances perdidas

O jogo ficou marcado pelas grandes chances de gol perdidas. Pelo lado do Paraná, Cristiano, Messias e Liliu desperdiçaram oportunidades claras. E Eltinho e Cristiano acertaram a trave em chutes de longa distância. Pelo lado do Rio Branco, Bryam perdeu duas chances. O gol só veio aos 48 minutos do segundo tempo, quando Ítalo recebeu na área e fuzilou o goleiro.

Estatísticas do jogo (Crédito: Reprodução de vídeo/TV Paraná Turismo)

Fator campo

O Rio Branco era o único time do campeonato que estava invicto fora de casa. Longe de Paranaguá, o time venceu Grêmio Maringá e Laranja Mecânica, e empatou com Foz, Nacional e Paranavaí. E o Paraná Clube segue invicto como mandante, com 7 jogos e 7 vitórias em casa.

Escalação do Paraná Clube

O Paraná Clube não tinha o ponta Ueslei Brito, 29 anos, que retornou à Inter de Limeira para a disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Por lesão, as baixas eram os zagueiros Filipe Alves e Rayan.

Esquema tático

O técnico Tcheco manteve o esquema tático 3-5-2, com Messias e Cristiano no ataque. Eltinho (esquerda) e Eliandro (direita) eram os alas.

Rio Branco
Para este jogo, o técnico Fahel Junior não tinha o zagueiro Lídio (expulso na vitória contra o Paranavaí) e o meia Valdivia (suspenso pelo terceiro cartão amarelo). Por outro lado, o meia Elvis voltou de suspensão.

Primeiro tempo

O jogo começou com muita correria pelos lados do campo e poucas jogadas trabalhadas. Aos 27, o Paraná perdeu dois zagueiros por lesão: Lucão e Victor Caetano. Entraram Kauan e Igor Bosel. As três lances mais perigosos foram do mandante. Aos 28, Cristiano perdeu gol feito, livre na área, chutando para fora, após boa interceptação de Bruno Silva e passe preciso de Alex Nemetz. Aos 35, Eltinho arriscou de longe e acertou o travessão. Aos 37, Messias roubou a bola do último zagueiro e partiu livre, mas chutou para fora.

Segundo tempo

No intervalo, o centroavante Liliu entrou no lugar de Messias. O segundo tempo teve ritmo lento e tentativa de trocas de passes, mas com pouca precisão. As jogadas ofensivas começaram a surgir graças a erros individuais de defensores. Aos 22, saiu Eltinho e entrou o ala/ponta Ítalo. O Paraná tomou conta do jogo e passou a perder chances seguidas de gol. Aos 27, foi a vez de Cristiano mandar uma bola na trave, em chute de fora da área. Aos 30, o meia Ravanelli entrou no lugar de Hiago. Aos 35, Liliu ficou na cara do gol e chutou para fora. O gol só veio aos 48, quando Nemetz lançou para a área, Cristiano trombou com o zagueiro e a bola sobrou para Ítalo fuzilar o goleiro.

Nomenclatura

A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

PARANÁ 1×0 RIO BRANCO
Paraná: Sidão; Victor Caetano (Igor Bosel), Lucão (Kauan) e Félix Jorge; Eliandro, Bruno Silva, Hiago (Ravanelli), Alex Nemetz e Eltinho (Ítalo); Cristiano e Messias (Liliu). Técnico: Tcheco
Rio Branco: Carlão; Radeche (Lucão), Fernando Gomes, Gabriel Vidal e Biro Biro; Ferreira, Elvis, Saci (Brinquedo), Vandinho (Gabriel Mello) e Bryam; Caio Vieira. Técnico: Fahel Júnior
Gol: Ítalo (48-2º)
Cartões amarelos: Hiago, Eliandro, Bruno Silva (P).
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Público: 15.019 pagantes
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES