Rio Branco e Paraná Clube em Paranaguá
Rio Branco e Paraná Clube em Paranaguá (Crédito: Divulgação/Paraná Clube/Eduardo Huszcz)

O Paraná Clube é campeão da segunda divisão do Campeonato Paranaense 2024. O título foi conquistado neste sábado (dia 27) à tarde, no estádio Gigante do Itiberê (Fernando Charbub Farah), em Paranaguá, com a vitória por 5 a 4 na decisão por pênaltis com o Rio Branco, no jogo de volta da final.

No jogo de ida, na semana passada, na Vila Capanema, o time da capital venceu por 1 a 0 e só dependia de um empate no Litoral para assegurar o título. O Rio Branco precisava vencer por dois gols para ganhar o título no tempo normal – ou por um gol para levar para os pênaltis. Como o placar terminou em 2 a 1, a decisão foi nas penalidades.

Decisão por pênaltis

Nas cobranças, converteram para o Rio Branco: Vandinho, Gabriel Vidal, Neto e Brinquedo. E Carré desperdiçou (chutou para fora).

Para o Paraná Clube, acertaram as penalidades: Félix Jorge, Lucas Vieira, Guilherme Borges, Fábio Magrão e Robinho.

Mando de campo

Por ter conquistado a melhor pontuação na competição, o time do Litoral ficou com a vantagem do mando de campo do segundo jogo.

Ao vencerem nas semifinais, os dois clubes foram promovidos à primeira divisão estadual de 2025.

Títulos
O Paraná soma nove títulos estaduais na sua história. Fundado em 1989, conquistou sete vezes a primeira divisão (1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006) e duas vezes a segunda divisão (em 2024).

O Rio Branco tem um título estadual: a segunda divisão de 1995.

Férias
Agora serão cinco meses de férias. O Paraná Clube só volta a disputar uma competição oficial em janeiro de 2025, quando começa a primeira divisão estadual.

Escalação do Paraná Clube

O Paraná Clube tinha sete desfalques na partida. Os zagueiros Victor Caetano, Lucão, Rayan e Filipe Alves estavam em recuperação. O lateral-direito Eliandro cumpriu suspensão. O volante Bruno Silva e o ponta Ueslei Brito deixaram o clube antes da final.

Esquema tático
O técnico Tcheco manteve o esquema tático 3-5-2, com o ponta Ítalo como ala pela esquerda e com o lateral Lucas Schmidt como ala pela direita. As novidades eram Igor Bosel e Kauan na zaga e Guilherme Borges como volante. Outra mudança foi Liliu voltando ao time titular, no lugar de Messias.

Escalação do Rio Branco

No Rio Branco, o técnico Fahel Junior contou com a volta de dois titulares: o goleiro Filipe (26 anos, ex-Paraná Clube e Corinthians) e o meia Valdivia (23 anos, ex-União São João).

Primeiro tempo

O jogo começou com o Paraná jogando avançado e marcando forte a saída de bola adversária. O Rio Branco ficou recuado e explorou contra-ataques. O cenário favoreceu o time do Litoral, que levou muito perigo nos passes de Valdivia e nas arrancadas dos pontas Saci e Bryam. O mandante fez 1 a 0 aos 12, em contra-ataque pela direita: Saci cruzou rasteiro e Valdivia, livre na área, chutou no canto.

Lesão
Aos 31, Liliu saiu lesionado. Entrou o atacante Lucas Batatinha. No intervalo, outra susbtituição: saiu o meia Alex Nemetz e entrou o meia-atacante Robinho.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Paraná recomeçou melhor e chegou com perigo quatro vezes nos primeiros 25 minutos, em chutes de Ítalo e Lucas Batatinha e duas faltas cobradas por Cristiano. Aos 25, a zaga do Rio Branco falhou feio e a bola sobrou limpa para Robinho, na cara do gol, mas ele errou e perdeu gol feito. Aos 33, Tcheco tirou Cristiano e colocou o centroavante Lucas Vieira.

Gols no fim
Logo em seguida, ainda aos 33, veio o gol de empate do Paraná. Robinho fez a jogada pela direita e rolou para Ítalo, livre, chutar no canto: 1 a 1. O Rio Branco fez 2 a 1 aos 43, em lance polêmico. Radeche cruzou e Sidão segurou a bola. Adiel trombou com o goleiro e a bola entrou no gol. O árbitro validou. Com o placar, a decisão foi para os pênaltis.

Nomenclatura

A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

RIO BRANCO 2×1 PARANÁ, nos pênaltis 4×5
Rio Branco: Filipe; Radeche, Gabriel Vidal, Neto e Biro; Ferreira (Carré) e Elvis (Gabriel Melo); Saci (Brinquedo), Valdivia (Vandinho) e Bryam; Caio Vieira (Adiel). Técnico: Fahel Júnior
Paraná: Sidão; Igor Bosel, Kauan e Félix Jorge; Lucas Schmidt, Guilherme Borges, Hiago (Jonathan Schuttz), Alex Nemetz (Robinho) e Ítalo; Cristiano (Lucas Vieira) e Liliu (Lucas Batatinha, depois Fábio Magrão). Técnico: Tcheco
Gols: Valdivia (12-1º), Ítalo (33-2º) e Adiel (43-2º)
Cartões amarelos: Lucas Schimdt, Igor Bosel, Cristiano (P) Ferreira, Vidal (RB)
Árbitro: André Ricardo Martins
Local: Estádio Fernando Charbub Farah, em Paranaguá

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 12 – Gol do Rio Branco. Saci dispara pela direita e cruza rasteiro. Livre na área, Valdivia chuta no canto.
  • 28 – Cristiano cruza. Lucas Schmidt domina na área e chuta cruzado. Filipe espalma.
  • 35 – Biro cruza da esquerda. Saci recebe livre, mas chuta para fora.
  • 37 – Lucas Schmidt cruza da direita. Batatinha cabeceia sobre o gol.
  • 42 – Falta na direita. Cristiano cruza na medida. Nemetz cabeceia sobre o gol.
  • Segundo tempo
  • 6 – Lucas Batatinha chuta de fora da área. A bola passa perto.
  • 8 – Ítalo chuta de fora da área. Filipe espalma.
  • 13 – Contra-ataque. Biro aciona Valdivia, que invade a área e chuta perto, ao lado.
  • 17 – Falta na esquerda. Cristiano bate direto, no canto. Filipe defende.
  • 21 – Falta frontal. Cristiano cobra no alto. Filipe segura.
  • 25 – A zaga tira mal. Robinho fica livre, na cara do gol, mas erra a bola.
  • 30 – Brinquedo dribla um, invade a área e chuta cruzado. A zaga tira.
  • 33 – Gol do Paraná. Robinho recebe na ponta-direita, invade a área e rola para Ítalo, livre, chutar no canto.
  • 43 – Gol do Rio Branco. Radeche cruza. Sidão segura a bola. Adiel tromba no goleiro e a bola entra no gol. O árbitro valida.