Paraná Clube na Vila Capanema (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Paraná Clube volta a campo nesta sexta-feira (dia 26) às 19h30, para enfrentar o Apucarana Sportes, na Vila Capanema, pela 5ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. O time da capital está em 5º lugar, com 6 pontos, e vem de três empates consecutivos. A equipe do Interior está na 7ª colocação, com 4 pontos.

O jogo será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da Federação Paranaense de Futebol no Youtube.

FÓRMULA
Os dez clubes se enfrentam em um turno único na primeira fase. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois melhores garantem vaga na primeira divisão em 2024. Os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.

SEM TORCIDA
O jogo desta sexta-feira será com portões fechados, sem torcida no estádio. O clube da capital foi punido com a perda de cinco mandos de campo e não terá torcedores em cinco jogos em 2023. A punição termina ao final da primeira fase da competição. A partir das semifinais, caso se classifique, o Paraná volta a receber torcedores na Vila Capanema.

VELHOS CONHECIDOS
O Apucarana Sports conta com velhos conhecidos. Um deles é o volante Serginho Paulista, 35 anos, volante, formado no São Paulo. Ele foi campeão brasileiro pelo clube paulista em 2007 e chegou a atuar em uma partida da campanha. Depois, fez sucesso no Operário, conquistando os títulos das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, em 2017 e em 2018. Também defendeu o Londrina.

Outro conhecido do futebol da capital é o volante Djair, 32 anos, que jogou nos juniores do Coritiba e defendeu o clube alviverde de 2010 a 2014. Nas categorias de base, também passou por Inter e Figueirense.

O atacante Mateus Paraná, 36 anos, jogou no Coritiba em 2008. Depois, rodou por Iraty, Operário, Londrina e Fortaleza.

O Apucarana conta ainda com o zagueiro Marcelo Xavier (35 anos, ex-Operário e Maringá), o meia Sato (33 anos, base do Grêmio-RS e ex-União Beltrão) e o ponta Rafael Bastos (30 anos, ex-Londrina).

ESCALAÇÃO
No Paraná Clube, o lateral Tiago Brito, 19 anos, recém-promovido dos juniores, pode estrear como profissional nesta partida. O titular da lateral-esquerda, Rafael Furlan, passou por uma artroscopia no joelho e só deve retornar na metade de junho. O reserva imediato, Thauã, está suspenso por cartões na próxima rodada. Outra opção é improvisar Luis Roberto na esquerda, com a entrada de Radeche na direita.

Outra dúvida é no meio-campo. Nos últimos jogos, o técnico Marcão usou o zagueiro Geovane (ex-Coritiba) como volante. Ele pode ser recuado para a zaga ou ficar no banco, com a entrade de Gui Marques como volante.

PARANÁ x APUCARANA
Paraná: Felipe; Luis Roberto, Marcão, Luiz Eduardo e Tiago Brito; Guilherme Pitbull e Geovane (Gui Marques); Anderson Tanque, João Gabriel e Romarinho; Liliu. Técnico: Marcão
Apucarana: Flaysmar; Romário, Marcelo Xavier, Dipão e Biro Biro; Djair e Serginho Paulista; Diego Paulista, Sato e Nelsinho; Mateus Paraná. Técnico: Rafael Andrade
Árbitro: Ivan Correa Laureano
Local: Vila Capanema
TV: Youtube/@federacaopr