Eltinho em treino do Paraná Clube
Eltinho em treino do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube volta a campo nesta sexta-feira (dia 21) às 20h30. O jogo será na Vila Capanema, contra o Grêmio Maringá, pela 8ª (e penúltima) rodada da fase de grupos da segunda divisão do Campeonato Paranaense.

O jogo será transmitido gratuitamente pelo Youtube da Federação Paranaense de Futebol.

O time da capital garante vaga na semifinal com uma vitória. Hoje está na 3ª colocação, com 14 pontos, atrás de Paranavaí e Rio Branco, com 16 pontos. O Patriotas figura na 4ª posição, com 13 pontos, um pouco à frente do Nacional, que tem 11.

Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Tabela
Na última rodada, o Paraná vai ao Interior para enfrentar o Paranavaí.

Vila Capanema lotada

A previsão é de Vila Capanema lotada. Na quarta-feira, o clube comunicou que restavam apemas 2.303 ingressos para o jogo desta sexta-feira — 322 cadeiras e 1.981 no setor Curva. Os settores ‘Reta’ e ‘Social’ já estava esgotados.

Mudanças na escalação
O técnico Tcheco será o obrigado a mudar o time, mais uma vez. Na última partida, usou o esquema tático 3-5-2 como base, com variações no formato durante o jogo. As novas baixas são o zagueiro Lucão e o meia Hiago, ambos suspensos. Outro novo desfalque é o ala/ponta Ueslei Brito, com problemas no joelho.

O lateral Carlinhos volta após suspensão, mas deve começar no banco. A tendência é que Eltinho, 36 anos, siga como titular. O veterano, revelado na base do Paraná Clube, fez sua reestreia na última rodada, após se recuperar de lesão.

Desfalques antigos
Já não atuaram na última rodada e seguem em recuperação: o centroavante Liliu, o atacante Lucas Batatinha, o volante Fábio Magrão e os zagueiro Filipe Alves e Victor Caetano.

Principal novidade no time

A principal novidade nesta sexta-feira deve ser o versátil Lucas Schmidt, 22 anos, revelado na base do Paraná Clube e que ainda não atou em 2024 pelo Tricolor da Vila Capanema. No início do ano, ele atuou pelo VOCEM, da quarta divisão do Paulista. Em 2023, defendeu Prudentópolis e Iguaçu, na segunda e na terceira divisões do Paranaense. Contra o Grêmio Maringá, ele deve atuar como zagueiro, pelo lado direito.

Esquema tático
Tcheco não vem usando um esquema tático fixo. O formato da equipe varia nas transições ofensiva e defensiva. E também conforme a posição da bola e o posicionamento do adversário. Dessa vez, o lateral Igor Bosel pode atuar como zagueiro centralizado, com Felix Jorge como zagueiro da esquerda – mas com liberdade para virar um lateral em certos momentos. Eliandro pode atuar na ala-direita.

Grêmio Maringá muda todo time após goleada

O Grêmio Maringá sofreu sete derrotas nos sete jogos de 2024. Marcou apenas dois gols e sofreu 29. Na goleada por 8 a 0 para o Nacional, em 10 de junho, o time teve apenas 11 atletas na partida, sem nenhum jogador no banco de reservas.

Depois daquela partida, porém, o Grêmio Maringá mudou tudo e trouxe um grupo de novatos do Rolândia, da terceira divisão do Paranaense. Eles estrearam na derrota por 2 a 1 para o Paranavaí, no último domingo. O time titular teve apenas um jogador acima de 22 anos: o atacante Murilo Fernandes (24 anos).

O técnico na última rodada foi Coquinho, que vinha comandando o Rolândia no Paranaense Sub-20.

  • PARANÁ x GRÊMIO MARINGÁ
  • Paraná: Sidão; Lucas Schmidt, Igor Bosel (Kauan) e Felix Jorge; Eliandro, Bruno Silva, Alex Nemetz, Ravanelli (Jonathan Schutzz) e Eltinho; Messias e Cristiano. Técnico: Tcheco
  • Grêmio Maringá: Cadu; Rafa Borges, Leonardo, Isrhael e André; Gabriel Zanette, Gelton, Vitor, Murilo Fernandes, Felipes e Winderson. Técnico: Coquinho
  • Árbitro: Robson Babisnki
  • Local: Vila Capanema, sexta-feira às 20h30