Tcheco em treino do Paraná Clube
Tcheco em treino do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Paraná Clube e Rio Branco começam a decidir o título da segunda divisão do Campeonato Paranaense neste sábado (dia 20) às 16 horas, na Vila Capanema. Será o primeiro jogo da final. A segunda partida está marcada para o dia 27, em Paranaguá.

Por ter conquistado a melhor pontuação, o time do Litoral ficou com a vantagem do mando de campo do segundo jogo.

Ao vencerem nas semifinais, os dois clubes foram promovidos à primeira divisão estadual de 2025.

Onde assistir

As partidas entre Paraná Clube e Rio Branco serão transmitidas pela TV Paraná Turismo pelo canal 9.1 da TV aberta e no canal 509 na Claro/NET. O sinal também chega às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66.

Outra opção, também gratuita, é assistir pelo Youtube da Federação Paranaense de Futebol.

Títulos

O Paraná busca o 9º título estadual da sua história. Fundado em 1989, conquistou sete vezes a primeira divisão (1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006) e uma vez a segunda divisão (em 2012).

O Rio Branco tenta seu segundo título estadual – o primeiro foi a segunda divisão de 1995.

Festa na Vila Capanema
A torcida do Paraná Clube esgotou quase todos os ingressos para o jogo deste sábado. Clique aqui para saber mais.

Escalação do Paraná Clube

O Paraná Clube não vai mais contar com o ponta Ueslei Brito, 29 anos. O jogador foi titular durante a campanha do acesso, atuando em dez das 11 partidas, mas agora vai retornar à Inter de Limeira, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.

O técnico Tcheco segue sem contar com os zagueiros Filipe Alves e Rayan e o volante Fábio Magrão, lesionados. Ele deve manter o esquema tático 3-5-2. No ataque, Liliu e Messias disputam posição. Na ala-esquerda, Eltinho e Ítalo também brigam por uma vaga.

Escalação do Rio Branco

Para este jogo, o técnico Fahel Junior terá os desfalques do zagueiro Lídio (expulso na vitória contra o Paranavaí) e do meia Valdivia (suspenso pelo terceiro cartão amarelo). Por outro lado, o meia Elvis volta de suspensão e fica a disposição do treinador.

Fator campo
O Rio Branco é o único time do campeonato que segue invicto fora de casa. Longe de Paranaguá, o time venceu Grêmio Maringá e Laranja Mecânica, e empatou com Foz, Nacional e Paranavaí. E o Paraná Clube está invicto como mandante, com seis jogos e seis vitórias em casa.

PARANÁ x RIO BRANCO
Paraná: Sidão; Victor Caetano, Lucão e Félix Jorge; Eliandro, Bruno Silva, Hiago, Alex Nemetz e Eltinho (Ítalo); Cristiano e Messias (Liliu). Técnico: Tcheco
Rio Branco: Filipe; Radeche, Fernando Brito, Gabriel Vidal e Biro Biro; Gabriel Mello, Ferreira, Elvis, Brinquedo e Bryam; Caio Vieira. Técnico: Fahel Júnior
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Local: Vila Capanema, sábado às 16 horas
TV: TV Paraná Turismo e Youtube da FPF