12parana
Treino do Paraná Clube (foto: dudsgraphy / Paraná Clube)

O paraná clube duela contra o Patriotas neste domingo (14), às 11 horas, no Couto Pereira. A partida é pela semifinal da segunda divisão do Campeonato Paranaense. E vale vaga não apenas na final, mas também na primeira divisão estadual em 2025.

A partida será transmitida pela TV Paraná Turismo (TV aberta) e no Youtube da Federação Paranaense de Futebol.

Na partida de ida, no estádio Atílio Gionédis (em Campo Largo, na região metropolitana), em 6 de julho, houve empate em 0 a 0. Assim, quem vencer o jogo deste domingo se classifica. Se houver novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis. O outro finalista sai do confronto entre Rio Branco e Paranavaí, em Paranaguá. No primeiro confronto, em Paranavaí, o placar foi de 1 a 1.

Jogo de vida ou morte

Exatamente porque vale o acesso à primeira divisão estadual, o duelo é tratado como “jogo de vida ou morte” pelo Paraná. O clube deu a entender que corre risco de fechar as portas se não retornar à elite do futebol do estado. Quando garantiu presença na semifinal, após golear o Grêmio Maringá por 6 a 2, em 21 de junho, o clube chamou a torcida para o gramado da Vila Capanema e passou um vídeo no qual elogiou o engajamento, mas também fez um alerta: “Segue sendo questão de vida ou morte, mas também segue nas nossas mãos. Preparem-se para a próxima batalha. Vem aí o sexto choque”, diz o texto, em referência à partida das semifinais.

Palco é o Couto Pereira

O estádio Couto Pereira será o palco. O local foi escolhido pela diretoria por ter o dobro de capacidade da Vila Capanema (35 mil pessoas, contra 16,8 mil na Vila). Até quinta-feira (11), o clube havia anunciado a venda de 22 mil ingressos. Nesta sexta (12), abriu a carga residual de bilhetes.

Além disso, há a questão do gramado. O campo do Paraná Clube recebeu um show sertanejo no último sábado (6). “A gente necessita de um gramado bom para fazer o que a gente faz” afirmou o técnico Tcheco. “O essencial é a força do torcedor, dá confiança ao atleta”.

Em seu único jogo no Couto Pereira neste ano, o Paraná teve uma de suas melhores atuações no ano, ao derrotar o Apucarana por 3 a 0.

Escalação do Paraná

Em relação à escalação do jogo de ida, o Paraná deve ter duas mudanças. O técnico Tcheco testou Victor Caetano pelo lado direito da zaga. Ele disputa lugar com Eliandro – contra o Patriotas, eles não estavam à disposição e quem jogou foi Kauan.

No ataque, Tcheco pode ter o retorno do atacante Liliu, que estava machucado. Mas também testou Messias. Diante do Patriotas, o escalado foi Lucas Vieira.

Escalação do Patriotas

O técnico do Patriotas, Claudemir Sturion, faz mistério sobre a escalação da equipe neste domingo. Em tese, ele pode repetir a escalação vista na partida de ida, com Rodriguinho, Pedrinho e Sato na linha de três meio-campistas. “Tem que ver o que Paraná vai botar em campo”, disse o treinador, sobre o adversário.

PARANÁ x PATRIOTAS
Paraná: Sidão; Eliandro (Victor Caetano), Lucão e Félix Jorge; Ueslei Brito, Bruno Silva, Hiago, Alex Nemetz e Eltinho; Cristiano e Liliu (Messioas). Técnico: Tcheco
Patriotas: Matheus Sales; Rhuan, Nascimento, Sosa e Caio; Duda e Adão; Rodriguinho, Pedrinho e Sato; Palacios. Técnico: Claudemir Sturion
Árbitro: Robson Babinski
Local: Couto Pereira, domingo, às 11 horas