O ex-jogador Ricardinho
Ricardinho (Crédito: Franklin de Freitas)

Ricardo Luís Pozzi Rodrigues nasceu em São Paulo, em 1976. Ainda na infância, mudou-se para Curitiba com a família. Deu os primeiros chutes nas quadras, no futsal da AABB. Em pouco tempo, foi descoberto pelo Paraná Clube e estreou no profissional em 1995.

Já no seu primeiro ano, trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo no Tricolor da Vila Capanema e recebeu elogios rasgados. Ganhou destaque por conseguir reproduzir as jogadas de futsal no campo, com técnica fora do comum, dribles no espaço curto, passes criativos e movimentação constante.

Foi tricampeão estadual (1995, 96 e 97) antes de ser vendido ao Bordeaux, da França. Em 1998, acabou contratado pelo Corinthians e conquistou sete títulos em cinco anos (entre eles, dois do Brasileirão e uma Copa do Brasil).

Em 2002, Ricardinho foi campeão do mundo com a seleção brasileira, atuando em três partidas daquela campanha, sob o comando do técnico Felipão.

Depois, ainda brilhou por São Paulo, Santos, Middlesbrough (Inglaterra), Besiktas (Turquia), Al-Rayyan (Catar) e Atlético-MG. Encerrou a carreira no Bahia, em 2011.

Teve ainda uma curta carreira de técnico, entre 2012 e 2018, comandando duas vezes o Paraná Clube (2012 e 2014) e uma vez o Londrina (2018).

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.