Treino do Paraná Clube
Treino do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Rio Branco e Paraná Clube se enfrentam neste sábado (dia 18) às 16 horas, em Paranaguá, pela 3ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Os dois times venceram suas partidas nas duas primeiras rodadas e dividem a liderança da competição.

O jogo terá transmissão gratuita no Youtube da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e na TV Paraná Turismo.

Regulamento
Na 1ª fase, os 10 times se enfrentam uma vez, somando 9 rodadas. Os 4 melhores avançam para as semifinais. E os 2 finalistas serão promovidos à 1ª divisão de 2025.

Nomenclatura
A competição é chamada de ‘segunda divisão’ desde 2007, quando Helio Cury assumiu a presidência da FPF. O nome ‘Série Prata’ é usado no futsal. E o termo ‘Divisão de Acesso’ é genérico e se refere a todas as divisões abaixo da primeira – o Paraná também possui uma terceira divisão. Em 2024, a FPF vendeu o naming rights da 2ª divisão, recebendo o nome de Segundona Santa Cruz.

Escalação
O lateral-esquerdo/extremo Eltinho, 36 anos, segue em recuperação e não viaja a Paranaguá para enfrentar o Rio Branco. O zagueiro Filipe Alves (30 anos, ex-São Joseense) é outro que segue fora. Tudo indica que o técnico Tcheco deve repetir a escalação da última partida.

Esquema tático
O esquema tático do Paraná na vitória sobre o Apucarana foi o 3-4-1-2, com Ueslei Brito (direita) e Carlinhos (esquerda) na linha de quatro. Alex Nemetz era o meia ofensivo. No ataque, Cristiano e Liliu.

Última vitória
O Paraná Clube não vence o Rio Branco em Paranaguá desde 2015. Veja como foi aquela jogo

Campeonato Paranaense 2015
7ª rodada, 8 de março
Rio Branco 0x1 Paraná Clube
Rio Branco: Luna; Bira, Kaio Oliveira, Pedrão e Henrique (James); Pedro Henrique, Bruno Flores, Alex (Josy) e Roger Guerreiro; Bruno Andrade e Bruno Gaúcho (Jonathan Fumaça). Técnico: Amauri Knevitz
Paraná: Murilo; Rodrigo Gasperin (Marcos Serrato), Cleiton, Luiz Felipe e Bruninho; Jean, Leandro Vilela (Lucas Bonfim), Lúcio Flávio, Ricardinho e Lucas Pará (Alex Brilhante); Rodrigo Tosi. Técnico: Luciano Gusso
Gol: Lucas Pará (39-1º, chute dentro da área, assistência de Ricardinho)
Público: 2.271 pagantes (2.439 total)
Local: Estádio Gigante do Itiberê

Depois daquele duelo, o Paraná enfrentou como visitante o Rio Branco mais quatro vezes. E não marcou gols. Foram três derrotas e um empate. Em 2018, a partida ocorreu em Ponta Grossa, no estádio Germano Krüger.

Últimos jogos do Paraná como visitante contra o Rio Branco

  • Rio Branco 0x1 Paraná Clube — Paranaense 2015 (Paranaguá)
  • Rio Branco 2×0 Paraná Clube — Paranaense 2018 (Germano Krüger)
  • Rio Branco 1×0 Paraná Clube — Paranaense 2019 (Paranaguá)
  • Rio Branco 0x0 Paraná Clube — Paranaense 2020 (Paranaguá)
  • Rio Branco 4×0 Paraná Clube — Paranaense 2022 (Paranaguá)

No total, em todos os mandos de campo, o Paraná somou 25 vitórias, 8 empates e 10 derrotas contra o Rio Branco.

Rio Branco
O Rio Branco é comandado pelo técnico Fahel Júnior, que dirigiu o Paraná Clube em 2023. Outro que estava na Vila Capanema em 2023 é o lateral-direito Radeche. O goleiro Filipe, 26 anos, foi revelado pelo Corinthians e defendeu o Paraná Clube em 2020.

O elenco do time do Litoral também conta com o meia Fernando Gabriel, 36 anos, famoso pelos gols de falta atuando pelo Paraná Clube, entre 2013 e 2014. Ele jogou a 1ª divisão do Paranaense de 2024 pelo São Joseense. E ainda não estreou pelo Rio Branco.

RIO BRANCO x PARANÁ CLUBE
Rio Branco: Filipe; Radeche, Lucão, Gabriel Vidal e Biro Biro; Ferreira e Elvis; Felipe Valdívia, Brinquedo e Bryam; Caio Vieira. Técnico: Fahel Júnior
Paraná: Sidão; Kauan, Lucão e Félix Jorge; Guilherme Borges, Fábio Magrão, Ueslei Brito e Carlinhos; Alex Nemetz; Cristiano e Liliu. Técnico: Tcheco
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio Fernando Charbub Farah, em Paranaguá, sábado às 16 horas
TV: Youtube da FPF e TV Paraná Turismo