Pedro Ebrahim
Pedro Ebrahim na GT 4 (Crédito: Divulgação/Ferrari Promo)

O paranaense Pedro Ebrahim conseguiu mais um top 10 no Campeonato Europeu de GT4, desta vez na etapa de Hockenheim, na Alemanha. Mais uma vez ao lado do turco Yağiz Gedik na categoria prata, a principal do certame, o brasileiro de 19 anos chegou em oitavo na segunda corrida do fim de semana. Com isso, a dupla do BMW M4 GT4 #11 da Borusan Otomotiv Motorsport se manteve na décima posição da classificação geral, com 34 pontos. Faltam duas etapas para o fim do campeonato.

Após uma bola classificação no traçado de 4.574 metros e 16 curvas que recebeu a Fórmula 1 até 2019, quando conseguiram o quarto tempo para a corrida de domingo, Ebrahim e Gedik largaram em 22º no sábado, quando o turco começou pilotando. Após a troca de pilotos na janela do meio da corrida, o brasileiro vinha em 13º e em uma briga ferrenha para entrar entre os dez primeiros colocados, quando teve de recolher o BMW M4 GT4 #11 aos boxes com problemas e abandonou.

Na segunda corrida, a história foi diferente. Com Ebrahim ao volante no início da corrida, o carro #11 da Borusan Otomotiv Motorsport se manteve na briga pelo pódio ao longo de toda a primeira parte da prova. Após a troca de pilotos, porém, o carro não manteve o mesmo desempenho. Ainda assim, Gedik conseguiu completar a prova na oitava posição, conseguindo mais um top 10 para a dupla na temporada 2024.

Classificação

No campeonato, Ebrahim e Gedik estão agora a 101 pontos da liderança, que segue com os ingleses Joshua Rattican e Tom Lebbon, no McLaren Artura GT4 #78 da Elite Motorsport with Entire Race Engineering. Já foram disputadas quatro etapas na temporada 2024, em Paul Ricard, na França; em Misano, na Itália; em Spa-Francorchamps, na Bélgica; e em Hockenheim, na Alemanha. Ainda faltam três etapas: Monza, na Itália, e Jeddah, na Arábia Saudita, ainda vão receber a categoria neste ano.

Além do Europeu de GT4, o paranaense também usa um BMW M4 GT3 no campeonato italiano de Gran Turismo Sprint, onde lidera na classe GT3 Pro-Am. A próxima etapa do certame está marcada para o tradicional e rápido circuito de Mugello, na Toscana, entre os dias 23 e 25 de agosto.

O que ele disse:

“Eu diria que este foi meu melhor fim de semana individualmente da temporada. Consegui maximizar tudo que eu poderia fazer em performance. Consegui ser a BMW mais rápida tanto no pre-qualifying quanto no quali. Nos meus stints nas corridas eu tive a segunda melhor média de voltas entre todos os carros, novamente sendo a BMW mais rápida da sessão. Consegui ser o piloto mais rápido da BMW durante todo o fim de semana e em média o segundo mais rápido entre todos os inscritos na prova. Uma pena a vitória não ter vindo, mas consegui fazer tudo que poderia fazer e desempenhar bem meu papel. Infelizmente um problema na caixa de direção e um toque do meu companheiro na primeira corrida nos fizeram abandonar a prova e na segunda conseguimos salvar bons pontos depois da punição. Individualmente tive um fim de semana muito bom.”
Pedro Ebrahim