GA_MJ_2024.07.28_0036
A ginasta curitibana Júlia Soares (Crédito: Divulgação/COB/Miriam Jeske)

Os torcedores brasileiros ainda comemoram o bronze por equipa na ginástica, mas a contagem regressiva para as provas individuais que valem medalha na Olimpíada de Paris já começou. A caçula da equipe, a curitibana Júlia Soares, 18 anos, fará a prova na trave na próxima segunda (5), às 7h38.

Mais

A história de Julia Soares, caçula da equipe de ginástica artística

Natural de Curitiba, a atleta iniciou sua carreira no esporte ainda criança. Influenciada pelo pai a praticar alguma atividade física, resolveu seguir os passos de sua irmã mais velha, que já fazia ginástica, e começou a dar seus primeiros passos nos ginásios. Foi descoberta no esporte pela treinadora ucraniana Iryna Ilyashenko, atual técnica da seleção brasileira feminina de ginástica.

Julia Soares cresceu próximo ao município de Colombo. Ela teve Daniele Hypólito, ginasta brasileira, como modelo a ser seguido dentro do esporte. Representou o Brasil em competições internacionais desde categorias juvenis e agora chega ao Sênior ao lado de ginastas de grande nome.

Julia Soares treina no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin) e tem apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Julia já tem importantes conquistas na carreira como nos Campeonatos Pan-Americanos de Ginástica de 2021 e 2022, com medalha de ouro por equipes e em 2021 bronze na trave. Soares executou uma entrada de trave em vela com meia pirueta, elemento que entrou para o Código de Pontuação com seu nome, por ter sido a primeira ginasta a performá-lo em uma competição internacional da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Nos Jogos Sul-Americanos de 2022, realizados no Paraguai, a ginasta conquistou o lugar mais alto do pódio por equipes e individual geral, também chegou as finais de trave e solo.

Sua referência no esporte é outra figura marcante e querida pelo público brasileiro, Daiane dos Santos. E a conexão entre as duas atletas vai muito além da admiração da iniciante ginasta pela campeã mundial e pan-americana. Apesar de ser nascida em Porto Alegre, Daiane também cresceu e se desenvolveu na ginástica na capital paranaense.

Popularidade de Júlia Soares dispara no Instagram

O sucesso com o público brasileiro, que é conhecido por abraçar os novos nomes do esportes olímpicos, já surtiu efeito imediato na carreira da atleta. Pouco mais de um mês antes dos Jogos começarem, Júlia Soares comemorou em seu Instagram a marca de 17 mil seguidores. Após o show em Paris, a ginasta já chegou a marca de 360 mil seguidores. E os números certamente não vão parar de subir.

Pelas publicações dos stories, Júlia repete agradecimentos pelos elogios e carinho do público e compartilha incansavelmente cortes de sua apresentação nas classificatórias da ginástica.

Próximas provas da ginástica artística

No dia 1º de agosto, Andrade e Flávia Saraiva voltam para a competição na final do individual geral, às 13h15 (horário de Brasília). Já no dia 3 de agosto, a partir das 11h20, Rebeca deve mostrar o salto Andrade para desbancar Simone Biles e levar a medalha de ouro.

No domingo, 4 de agosto, acontecerá a final das barras assimétricas, mas ninguém da equipe brasileira foi classificado.

Às 7h38, Rebeca Andrade e Júlia Soares vão disputar a final na trave. No mesmo dia, Rebeca volta às 9h23 para disputar a medalha na prova de solo.