Verstappen faz volta incrível e garante a pole da corrida sprint do GP dos Estados Unidos

Estadão Conteúdo
RedBullRacing: Fórmula 1

Red Bull Racing comemora pole (Crédito: Divulgação/Red Bull Racing)

Max Verstappen mostrou-se otimista durante a semana por uma “volta por cima” da Red Bull na temporada de Fórmula 1 para findar o jejum de quatro meses sem vitórias. Com uma volta incrível nesta sexta-feira, o holandês líder da temporada demonstrou as palavras ao cravar a pole position para a corrida sprint deste sábado à tarde, no Circuito das Américas, em Austin, no GP dos Estados Unidos. Terá a seu lado o inglês Lando Norris, da Mercedes, com Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro.

Mesmo não cravando o melhor tempo em nenhum dos três setores da pista, Verstappen se garantiu na frente ao buscar “atalhos” e superar a concorrência, que também chegou cheia de motivação em Austin, como a Ferrari, dona dos dois melhores tempos no único treino livre do dia.

Em seu melhor tempo no Q1, o tricampeão do mundo repetiu o terceiro lugar do treino livre. O líder do Mundial de Pilotos não escondia, porém, sua insatisfação com a falta de aderência no Circuito das Américas. O companheiro Sergio Pérez apareceu apenas em sétimo.

Lewis Hamilton, da Mercedes, até então aparecendo no topo, com 1min33s840, 0s193 acima do que fez pela manhã, que o garantiu em sexto apenas, acabou superado no fim por Charles Leclerc, em demonstração que a Ferrari chega forte ao fazer 1min33s274. Surpreendeu a ausência de Oscar Piastri, da McLaren, que ficou somente em 16º e fora do Q2. Alexander Albon rodou e também não fez um bom tempo.

George Russell, da Mercedes, foi o primeiro a abrir volta no Q2. Quem brilhou, contudo, foi Carlos Sainz, cravando o mesmo tempo do companheiro Leclerc no Q1 e sendo o mais veloz. Hamilton aparecia entre as Ferraris. Faltavam os tempos da Red Bull e Verstappen mostrou que a briga nos EUA será por coisa boa ao subir para segundo. Já o companheiro decepcionou, em 11º e fora do Q3. Alonso cometeu um erro e ficou sem tempo.

A decisão da pole foi emocionante. E com algumas equipes, como a Ferrari, Red Bull e Haas, investindo em somente uma volta rápida para poupar pneus. Colapinto acabou rodando sozinho. Russell foi o primeiro a baixar para 1min32s e viu Hamilton cometer um erro e desperdiçar a chance de ser o melhor, pois era mais rápido.

Logo vieram as Ferraris, juntas. E não conseguiram bater a Mercedes de Russell. Verstappen, contudo, voou para fazer sua nona pole position em corridas sprints na carreira, com incrível 1min32s833.