Chegada da LG em Fazenda Rio Grande abre porta para novas empresas no Paraná
Arte: Bem Paraná

A confirmação da vinda da fábrica multinacional sul-coreana LG Electronics para Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, deve abrir novas oportunidades para investimentos no Paraná. É o que destaca o presidente da Invest Paraná Eduardo Bekin, que foi entrevistado no programa Bem na Pauta no Estúdio do Bem Paraná.

A fábrica da LG em Fazenda Rio Grande deve gerar 1 mil empregos diretos e a previsão é que a obra no bairro Eucaliptos termine no final de 2025.

A Invest Paraná esteve envolvida em toda a negociação para trazer a multinacional para a Região Metropolitana. A função da agência estadual é inclusive ser um instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos. Sendo assim uma ponte entre governo e iniciativa privada.

“Nós sabíamos da intenção da LG de ampliar e na época o governador foi para uma missão de cortesia na Coreia. Como a LG já tinha visitado outros dois estados nós sabíamos que preciso fazer um bom trabalho dentro de casa para atrair os coreanos”, diz Eduardo

Com operações no Brasil há mais de 27 anos, a empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas. Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores.

O especialista destacou ainda que o Paraná já vinha de um grande investimento com a chegada da Eletrolux em São José dos Pinhais. Essa fábrica que inclusive deve gerar 2 mil empregos, sendo 500 empregados diretos e 1,5 mil indiretos.

“Nós estamos nos transformando em um grande polo da linha branca”, reforça

Bons resultados e tranquilidade

A economia no Paraná tem tido bons resultados sucessivos e cresce acima da média nacional. Por exemplo, no 1º trimestre de 2024, apresentou um crescimento de 5,32% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Em 2023, o crescimento no estado foi três vezes acima da média nacional.

Bekin acredita que o segredo pela quantidade de investimentos que tem acontecido no estado está na segurança para o investidor.

“Segurança jurídica e uma coisa chamada paz ou seja tranquilidade. A gente mostra que todos os entes do governo estão a favor de trazer o empreendedorismo”

Uma das características da Invest Paraná está em trabalhar próxima dos prefeitos e da Assembleia Legislativa. O objetivo é estar por dentro dos investimentos e justificar porque eles estão indo para determinadas regiões.

Assista a entrevista completa no vídeo