Está no ar o quarto episódio da primeira temporada do Podcast Papo em Dobro. Desta vez a conversa foi com dois integrantes dos Caça-Fantasmas Legionários, Cristiano Augusto e Antônio Carlos, e com o Indiana Jones Curitibano, Marcos Juliano Ofenbock, que é economista e jornalista por formação, mas hoje é pesquisador e escritor. Entre fantasmas, assombrações, piratas e muitas curiosidades, a conversa foi descontraída e reuniu lendas que decidiram buscar e estudar o sobrenatural e os tesouros da capital paranaense.

Estúdio Bem Paraná no Youtube

O Papo em Dobro tem a apresentação de Luísa Mainardes e é uma produção do Estúdio Bem Paraná.

O episódio nasceu de uma reportagem do Bem Paraná, que acompanhou uma noite com os Legionários. Cristiano conta como conheceu a casa visitada junto com os jornalistas. Em uma conversa com um conhecido do irmão, descobriu a fama da assombração e foi atrás da dona para que pudessem fazer os vídeos. “A mulher construiu a casa, morou um ano, e nem ela mesma aguentou ficar por lá. Disse que ouviu vozes, vultos, e alugou o espaço”, relata.

O interesse do grupo pelo “sobrenatural” vem desde cedo. Quando Carlos e a família se mudaram, durante a infância de Cristiano, a fama da nova casa mal assombrada logo chegou aos ouvidos da família. “Eu já senti tirarem meu cobertor.. meu pai me via conversar sozinho e eu falava que era um ‘amiguinho’”, conta. Com tantas histórias e o boom do youtube, o canal Legionários surgiu e continua fazendo sucesso.

Na onda do papo sobre descobertas, Ofenbock conta como começou a se interessar por mistérios. Quando se formou em jornalismo, o Indiana Jones foi nascendo, com interesse pela área investigativa, e conheceu a lenda dos túneis em Curitiba. O pesquisador investigou tanto até que descobriu a história do Pirata Zulmiro. “No início eu achava que era lenda. No Brasil, nunca teve história de pirata que veio se esconder por aqui… mas, investigando mais, encontrei cartas e um amigo do Pirata Zulmiro”, diz, explicando como passou a acreditar na história.

Ao longo do episódio, a conversa ainda contou com as histórias das melhores descobertas dos caçadores, as lendas mais assombrosas e os tesouros escondidos pela região. Os Legionários falaram sobre como conseguiram os equipamentos, Ofenbock conta sobre como a história do pirata repercutiu e a expedição para a Ilha de Trindade, que ainda será lançada oficialmente.

Estúdio Bem Paraná no Spotify

O primeiro episódio do “Papo em Dobro” falou com dois ícones curitibanos: Claudia Silvano e Wagner Santiago.  O segundo episódio teve uma conversa com o escritor Luis Pellanda e a fotógrafa Bruna Teixeira. O terceiro episódio foi com a presença de dois influencer curitibanos, o Enfermeiro Sincero e a Luana Reinert, que viralizou falando com humor sobre capacitismo e a doença Fibrose Cística

Ficha técnica
Coordenação: Josianne Ritz
Apresentação: Luísa Mainardes
Produção: Josianne Ritz e Luísa Mainardes
Operação: Franklin de Freitas

Edição: Felipe Ribas