Prefeito diz que melhorar mobilidade urbana é prioridade em Fazenda Rio Grande: "a gente necessita disso"
Prefeito de Fazenda Rio Grande destacou quais são suas prioridades no novo mandato em entrevista ao Bem Paraná. Arte: Bem Paraná

O prefeito de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Marco Marcondes (PSD) falou durante entrevista ao programa Bem na Pauta, do Estúdio Bem Paraná, que a melhoria da mobilidade urbana nas rodovias do município será o principal foco do trabalho nos próximos quatro anos. “A gente necessita disso e para ontem! Hoje é o principal foco meu de trabalho”, disse.

(Vídeo da entrevista ao final deste material)

Marcondes foi reeleito nas eleições do último domingo (6) com 79,85% dos votos. Ele que foi eleito vice-prefeito em 2020 e ocupava, desde 2022, a cadeira de prefeito em Fazenda Rio Grande. No novo mandato que se inicia em janeiro de 2025, o pessedetista terá como vice, o ex-vereador Serjão (PP).

Na conversa com o Bem Paraná, o prefeito reeleito falou sobre algumas das prioridades da gestão para os próximos quatro anos. A principal delas é a implementação de um plano de mobilidade urbana consolidado para Fazenda Rio Grande.

“Eu só prometi para a população aquilo que eu consegui cumprir. A gente vai fazer os viadutos, vai fazer também os alargamentos de avenidas, a criação dos binários, igual o da Nossa Senhora Aparecida com a Rio Tejo. O novo acesso do bairro Estados por dentro do Parque Verde que vai encaixar essa rua dentro do viaduto do Gralha Azul”

O prefeito destaca também que será preciso melhorar as calçadas do município para dar mais mobilidade aos pedestre. “A gente quer fazer um programa de 100% de calçadas em todas as ruas”.

Sobre mobilidade, Marcondes ressalta que cerca de 90 mil carros passam pelas rodovias do município todos os dias. No momento, o município trabalha na criação de uma estrutura adequada para a aplicação do plano de mobilidade.

“Quais ruas necessitam ter faixas amarelas dos dois lados da rua? Quais ruas que necessitam ter uma faixa amarela e outra branca? Onde vão estar determinadas travessias elevadas, lombadas!”, explica o prefeito.

Geração de empregos

Uma das pautas prioritária na gestão Marcondes também é a geração de empregos ao município. O prefeito reforça que Fazenda Rio Grande está entre os municípios que mais geram emprego no Paraná e com a abertura de lojas como a Max Flex (gigante dos colchões), Pipoteca e da fábrica da LG, a tendência é que os indicadores aumentem.

“A gente vai conseguir gerar sete mil empregos em dois anos e meio”, diz

Creches em Fazenda Rio Grande

Outra proposta no novo mandato de Marcondes diz respeito à ampliação de vagas nas creches do município. Para isso, ele afirma que vai colocar em prática um projeto que já é aplicado também em Curitiba.

“Além das novas creches que nós iremos construir, serão quatro só no ano que vem, nós vamos estabelecer um convênio entre a Prefeitura e as escolas particulares, aprovado pela Câmara de Vereadores. A ideia é que a Prefeitura possa comprar vaga nas escolas particulares e encaminhar as nossas crianças de zero a três anos que estão na fila de espera para uma vaga”

Com esse projeto, o objetivo da prefeitura é dar celeridade ao processo da conquista de vaga na creche. Além disso, também há o intuito de fomentar as escolas particulares e baratear o custeio do ensino infantil.

Pronto-Atendimento 24 horas

Recentemente, Marcondes assinou uma ordem de serviço para oficializar a construção de um Pronto-Atendimento 24 Horas para o município. O último construído na cidade foi há 15 anos. Neste meio tempo, a população de Fazenda Rio Grande dobrou de tamanho.

A nova estrutura oferecerá um espaço de 812m² para o atendimento de urgências e emergências no município. Além disso, serão oferecidos atendimentos emergenciais especializados de odontologia e pediatria. A expectativa é que a obra fique pronta em 10 meses.

“Estamos de olho nas necessidades da população e fizemos de imediato a captação de recursos com o governo para que na licitação a gente tivesse um menor preço. Serão equipamentos de última geração”, ressalta Marcondes

Assista a entrevista completa no vídeo