mantas caixa de leite
Ao centro, as idealizadoras do Projeto Amor nas Ruas CWB, com o coordenador do Colégio Católica Curitiba, Ronaldo Faustino, e alunas voluntárias da Pastoral (Divulgação)

A produção de mantas feitas com caixas de leite descartadas para serem distribuídas a pessoas em situação de rua tem envolvido estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Católica Curitiba. A iniciativa é uma parceria do Projeto Amor nas Ruas CWB com o Projeto Gaia, que estimula a comunidade escolar a realizar ações solidárias e de voluntariado.

Para o coordenador de Pastoral do Colégio Católica Curitiba, Ronaldo Faustino, incluir estudantes em ações solidárias não só os prepara para o sucesso profissional, mas também estimula valores essenciais como empatia, responsabilidade e o cuidado com o próximo. “O voluntariado oferece uma experiência prática de como habilidades técnicas e emocionais podem ser aplicadas para o bem comum. Esse equilíbrio entre sucesso e valores humanos é fundamental para formar profissionais não apenas competentes, mas também éticos e socialmente conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade”, explica.

A primeira fase do projeto solidário no colégio envolve a arrecadação do material, seguida da limpeza e pré-produção com o corte das caixas feito pelos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Depois o material segue para as mãos habilidosas de uma costureira, que finaliza as peças e as transforma em mantas.

O Projeto Amor nas Ruas CWB surgiu em maio deste ano, a partir do desejo de unir a causa social e do meio ambiente. As três idealizadoras, Ana Carolina Bonn, Rosane Cantarelli e Suzan Meris buscaram uma profissional que pudesse fazer a costura específica das mantas com um preço acessível. Além de uma Ong, a Aquecendo Corações, que distribui a maior parte do material durante a semana e aos sábados, no centro de Curitiba, e ainda oferece café, banho e roupa limpa às pessoas em situação de rua.
Rosane Cantarelli conta que semanalmente o material é levado para a costureira.

“É importante fazer a limpeza adequada do material antes. As tampinhas também são separadas e doadas. Para a produção de uma manta são necessárias de 20 a 25 caixas, dependendo do tamanho da embalagem”, diz. Até o momento, foram produzidas 137 mantas.

Rosane explica que o material da caixa ajuda isolar o corpo da umidade do chão, o que consequentemente contribui para aquecer quem dorme na rua. O grupo mantém o projeto com recursos próprios (material de costura e a profissional) e conta com a colaboração da sociedade com a doação das caixas de leite.

O Colégio Católica de Curitiba recebe as caixas de leite usadas e limpas em horário comercial. O endereço é Rua Nilo Peçanha, 1635, Bom Retiro. Para conhecer mais do Projeto Amor nas Ruas CWB acesse o perfil @amornasruascwb