dorcas
Projeto tenta ressignificar a vida de crianças e jovens (Divulgação)

Muita gente não sabe, mas é possível destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos sociais – mas é importante buscar instituições comprovadamente ativas. Pode parecer muito pouco dinheiro, mas se cada um optar pela destinação solidária, quem está na linha de frente na atenção a crianças, jovens e idosos em vulnerabilidade pode continuar esse trabalho tão importante.

É o caso do Projeto Dorcas, que atua há 29 anos no bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré (PR), com a oferta de contraturno escolar e 4 refeições por dia. Hoje são atendidas cerca de 300 crianças.

Para participar, é muito simples: se você declara o IR como pessoa física pela opção completa, e tem imposto a pagar, não deixe de ajudar instituições sociais.

Veja aqui um passo a passo:

Após o preenchimento da declaração do IR, no campo de fichas da declaração, escolha a opção “Doação diretamente na declaração”.

Na aba “Criança e Adolescente”, clique em “novo”. Escolha “Fundo Municipal”. Em UF, escolha PR, e em município, “Almirante Tamandaré”.
Verifique seu potencial de doação – ele irá aparecer no canto direito da tela
Então é só digitar o valor informado pela Receita Federal no momento da entrega da declaração

IMPRESSÃO:

Entre na opção “imprimir” e selecione “DARF – Doação diretamente na declaração – ECA”
Faça o pagamento da Darf até 30 de abril de 2024

E-MAIL (o envio é obrigatório):

Para finalizar a doação, é preciso informar o Projeto Dorcas. Faça isso enviando um e-mail para [email protected] e anexe: o comprovante de pagamento da Darf; cópia da Darf; seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço e telefone)
No corpo do e-mail escreva “Doação direcionada a AECRI Projeto Dorcas”

“O Dorcas tenta ressignificar a vida de crianças e jovens com atividades e valores cristãos, e ficamos muito felizes em ver que eles não estão mais abandonando a escola como antes, e isso faz com que a evasão escolar comece a diminuir, a passos pequenos”, comemora a diretora do projeto, Darclê Susan Westphal da Cunha.

Localizado às margens da Rodovia dos Minérios, no bairro Bonfim, o Dorcas está inserido em um dos maiores bolsões de pobreza do Vale do Ribeira. Apesar de estar na Região Metropolitana de uma capital tão bem conceituada como Curitiba, é um lugar de condições de moradia, educação, saneamento básico e saúde precárias. Ali, por meio de muito planejamento e o trabalho de professores e voluntários, tem sido possível promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de muitas famílias.

A sede está em um terreno de 3.500 metros quadrados, com uma construção de 800 metros quadrados, onde tem transformado a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Agora precisamos ampliar para atender as 90 crianças em fila de espera, mas não é possível construir um barracão maior onde estamos”, enfatiza a diretora. Contando com a solidariedade de todos, o Dorcas quer se manter e atender 500 crianças e adolescentes até 2030.