Na hora de fazer a lista do enxoval do bebê sempre surgem certas invenções, modismos que deixam nós, mães, perdidas. Nunca sabemos se aquilo serve ou não de fato para o bebê e para a nova mamãe. Por isso mesmo,  resolvemos ajudar vocês com a nossa experiência e evitar que vocês paguem mico ou gastem dinheiro com coisas totalmente dispensáveis. Seguem então as nossas humildes dicas:

Coisas muito úteis

Assento para banheira – Ajuda e muito, principalmente se a mãe ou o pai vão dar banho sozinhos. Existem dois tipos, as rígidas e as que são uma espécie de redinha. As duas seguram bem a cabeça e os bracinhos do bebê. Eu prefiro o de redinha, porque o bebê ganha mais mobilidade quando está maiorzinho. Uso até agora, com o meu bebê já com 1 ano e quatro meses.

Termômetros – Você vai usar muito para ter certeza se o seu pequeno vai ter febre. Sobre ser digital ou não, há muita controvérsia. Alguns médicos dizem que o simples é mais certo, mas o digital é mais rápido. Mas é bom ter uns três espalhados pela casa.

Garrafa térmica – Ajuda e muito para manter quentinha a água que você for usar para limpar o bumbum do bebê. Você também pode usar para manter quente a água para a mamadeira, principalmente se você morar em uma casa de dois andares. Mas a boa mesmo é aquela grande de supermercado e não as pequenas que vêm nos kits.

Massageador de gengivas – Nos primeiros meses do bebê, não parecem muito úteis, mas além de aliviar o incômodo pela dentição ainda servem de treinamento para a escovação.
Comentário da Rosiane: O problema é que nem todo bebê usa. O meu, por exemplo, não usou.

Porta leite em pó – A invenção deixa você levar três porções de leite em pó. Depois é só virar na mamadeira e misturar água. Perfeito para saídas e viagens.
Comentário da Rosiane: muito melhor que levar a lata inteira.

 Trocador avulso de bolsa – Você não imagina como isso será útil, na casa da amiga, no carro, naquele trocador nojento do supermercado.

 Coisas que não servem para nada

Termômetro para banho – Tive um para cada um dos meus três filhos e se usei duas vezes foi muito. Ele demora muito para medir para a pressa de uma mãe que dá banho no bebê. Diante de tantas coisas para organizar para o banho, o termômetro acaba sendo uma chatice. O cotovelo da mamãe funciona que é uma beleza.

Aspirador nasal – Ele é muito ruim de manusear e muitas vezes demora para servir no narizinho do bebê. O melhor é o cotonete passado com todo carinho.
Comentário da Rosiane: o bebê odeia o aspirador nasal. Com isso, a mãe passa a odiar também. Colocar soro no nariz também ajudar o bebê a colocar a meleca para fora.

Kit higiene para bebês – Geralmente a tesoura  e os outros itens que vêm nestes kits são muito ruins, principalmente quando o bebê começa a crescer. Bom mesmo é cortar a unha do bebê com alicate de unha, mas é preciso destreza. Não se preocupe, você vai encontrar a melhor tesourinha quando conhecer seu pequeno.

Óleo e talco para bebês – Não sei porque vendem. Não conheço nenhum pediatra que recomende esses produtos.
Comentário da Rosiane: tenho vários em casa. Meu bebê tem um ano e eu nunca usei.

Condicionador de cabelo – Duvido que algum bebê precise de condicionador para seus cabelinhos macios.

Colônia para bebês – Que cheirinho pode ser melhor que o cheiro de um bebê?

Sapatinhos lindos  para RN – Só para moda mesmo. Os coitadinhos nem saem de casa e apertar seus pezinhos é quase um pecado.
Comentário da Rosiane: é impossível de por e em 5 minutos o bebê já tirou.

Vira-manta –  Muito bonito e tals, mas na prática nenhuma mamãe usa.

Dosador de remédio – Não há motivo para isso, já que todos os remédios vêm com dosadores, aliás, mais seguros que os vendidos separadamente.

Berço tipo moisés – Não é nada confortável levar a criança neste cesto e carregá-lo por estas alças duras. 

Joelheira para bebês – Eles sempre engatinharam e nem por isso seus joelhos são horríveis.

Andador – Condenado pela Sociedade Brasileira de Pediatria,  o andador não ajuda a criança a andar, ainda prejudica a formação dos ossos e é um dos maiores causadores de machucados sérios nas crianças.

Coisas para se pensar

Chupetas – Não compre e nem peça no chá de bebê muitas chupetas e muito menos para todas as idades. As vezes o bebê nem pega a chupeta e muitos gostam de um tipo de bico específico. É um item para esperar.

Inalador – Não precisa incluir na lista de chá de bebê, mas certamente uma vez na vida da sua criança ele será usado, principalmente se ele for morador de Curitiba.

Fraldas – Ao longo do seu primeiro ano, o bebê de peso dentro da média usa mais a fralda M. A de tamanho RN serve para os bebês muito novinhos e pequenos, ou seja, são poucos usadas. Se for pedir fralda no chá de bebê, o melhor é pedir P, M (pode ser mais ainda) e G.

Esterilizador de mamadeiras – Vai depender do seu orçamento. Dá para ferver chupetas e mamadeiras em uma panela no fogão mesmo, embora haja risco de queimar as mamadeiras.
Comentário da Rosiane: O esterilizador facilita muito a rotina de lavar e esterilizar as mamadeiras.

Almofada para amamentar – É bem útil para a mamãe não arrebentar as costas, mas pode ser qualquer travesseiro ou almofada bem encaixada.
Comentário da Rosiane: espere o bebê nascer para ver com qual almofada você se adapta melhor. Não precisa comprar aquela caríssima que vendem em lojas de coisas para bebê.