Na década de 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Em menção à data, a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais realizou, na tarde de quinta-feira, 22, no Auditório Segismundo Salata da Câmara de Vereadores, a apresentação do Projeto Parque Linear Rio Itaqui. Aproximadamente 60 mil pessoas que vivem sobre a bacia do Rio, moradores dos bairros Guatupê e Borda do Campo, serão beneficiadas com as futuras ações socioambientais que serão feitas por meio de uma parceria com a Prefeitura e a empresa Espaço de Vida.

Toninho Fenelon, Prefeito de São José dos Pinhais, falou sobre a importância do projeto. “Sempre que podemos conscientizar a população e promover ações de preservação ambiental para a população estamos cumprindo com a obrigação da administração pública. É necessário trabalhar o desenvolvimento econômico junto com a preservação ambiental focando no futuro das gerações”, afirmou Fenelon.

 

 

Durante a tarde, a Secretaria Municipal de Obras apresentou aos presentes no evento todas as etapas do projeto. Na sequência, a empresa responsável pelo projeto, a Espaço de Vida, apresentou as ações socioambientais que serão desenvolvidas durante a realização do projeto, sendo elas conscientização dos moradores, preservação da mata ciliar, separação correta de lixo, conservação do parque linear e ligações de esgoto. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin, o prazo estipulado para finalização do projeto é de dois anos

Para Ghidin, o trabalho que a Prefeitura está realizando está de acordo com o relatório da Unesco para preservação ambiental. “Esse é um momento de reflexão. A água potável é finita e é necessário que as pessoas tenham conhecimento de como é importante a preservação desse recurso que é sinônimo de vida. No projeto, será feita a drenagem do rio, mas preservando as nascentes e reconstruindo as matar ciliares”, afirmou o secretário.