Valquir Aureliano – Athletico contra o Libertad

O Athletico Paranaense eliminou nas oitavas de final o clube que levou a campo a escalação com a maior média de idade da Copa Libertadores 2022. O Libertad, do Paraguai, chegou a escalar uma equipe com média de 34 anos na edição 2022. Ninguém conseguiu usar tantos veteranos de uma vez só como a equipe de Assunção.

Na terça-feira (dia 5), na partida de volta das oitavas de final, o Athletico empatou no Paraguai, eliminou o Libertad e garantiu vaga nas quartas de final. No jogo de ida, na Arena da Baixada, o time paranaense levou a campo uma equipe com média de idade de 23,4 anos e venceu por 2 a 1. Essa escalação foi a segunda mais jovem da edição 2022 da Libertadores. O recorde de juventude dessa competição pertence ao Estudiantes de La Plata, da Argentina, que usou uma escalação com média de 23,2 anos – foi na derrota por 4 a 0 para o Velez Sarsfield, na fase de grupos.

O Estudiantes pode ser o adversário do Athletico nas quartas de final. Para isso, o time argentino precisa eliminar o Fortaleza nesta quinta-feira, na partida de volta, na Argentina. No jogo de ida, no Brasil, houve empate em 1 a 1.

A escalação mais jovem do Athletico na Libertadores – 2 a 1 sobre o Libertad, nas oitavas – teve Bento (23 anos); Khellven (21), Pedro Henrique (26), Nico Hernández (24) e Pedrinho (19); Hugo Moura (24) e Christian (21); Pedro Rocha (27), Terans (27) e Cuello (22); Vitor Roque (17).