Todos os anos, estudantes que não atingem nota suficiente para mudar de série acabam conseguindo um empurrãozinho para não ficarem retidos. Segundo dados de 2014 do Consulta Escolas, da Secretaria de Estado da Educação, de cada cinco alunos do Paraná aprovados no ensino fundamental, um só conseguiu passar de série graças ao conselho de classe. No ensino médio, o número é ainda maior: praticamente um em cada quatro alunos aprovados só conseguiu o feito graças ao conselho.

Para que um aluno seja aprovado, ele precisa ter uma média 6 de notas em cada matéria além de 75% de frequência escolar em todas as disciplinas. Contudo, caso ele não atinja a média, ainda tem a chance de ser aprovado pelo conselho de classe, que é um mecanismo de avaliação definido no regimento escolar. Idealmente, o conselho serve para que sejam analisados os processos de ensino e aprendizagem, de forma que não só os alunos sejam avaliados, mas também a escola e os próprios professores. Identificando-se os erros e as dificuldades, criam-se mecanismos em busca de uma solução.

O conselho de classe é um momento muito importante para a reflexão da escola. É a avaliação do trabalho do professor, avaliação da própria escola de maneira geral e também uma avaliação do aluno, explica a especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, Marta Betanes da Silva.

Nesse momento, professores, pedagogos e a direção da escola se reúnem e verificam os problemas e também elaboram intervenções ou estratégias a serem aplicadas. No final do ano, também é feita a avaliação dos alunos que não conseguiram fechar a média para passar de ano, complementa.

No caso da análise sobre a aprovação/reprovação de alunos, segundo relata a professora de português Maristela Bianchi Goes, acabam sendo levados em consideração questões que extrapolam a própria escola. Acabamos analisando bastante a família do aluno para levar em consideração a reprovação ou não dele. Existem muitas dificuldades financeiras, psicológicas e tudo mais, conta.

Para Marta, é preciso critério para analisar a aprovação e a reprovação dos estudantes. Nós analisamos o nível de crescimento desse aluno ao longo de ano, se as recuperações foram garantidas, se ele já carrega a dificuldade há tempo, se ele já foi reprovado, diz. Não temos de pensar se esse aluno vai dar conta na série seguinte. A série seguinte vai ter de dar conta desse aluno. O que temos de analisar é se ele teve desempenho na série em que está. De repente o aluno reprova duas vezers seguidas no conselho e no terceiro ano consegue nota.

Contudo, se o conselho é mal planejado, ele pode acabar se transformando em um desabafo coletivo, quase que um tribunal onde o aluno é o réu. O ideal é que o conselho de classe fosse um momento para a reflexão metodológica, mas ele acaba servindo para aprovação de alunos que nem sempre são merecedores dessa aprovação, comenta o professor de Historia, Eder Luiz Prado Schultz. Para ele, os índices de aprovação por Conselho mostram que o aluno não quer estudar e que a escola é obrigada a passar.


NÚMEROS

75%
é o quanto o aluno deverá ter de frequência para ser aprovado

6
é a nota mínima (na maioria das escolas) para ser aprovado em cada uma das matérias que cursou no ano