Divulgação/Coritiba/Felipe Dalke – Léo Gamalho comemora gol em Maringá: novo artilheiro do Paranaense

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Maringá, nessa quarta-feira (dia 30) à noite, no Estádio Willie Davids, em Maringá, na partida de ida da final do Campeonato Paranaense. Os gols foram de Léo Gamalho e Igor Paixão para a equipe da capital e de Alemão para o time do Interior. A partida de volta da final será domingo às 16 horas, no Couto Pereira. O Coxa fica com o título se empatar. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de empate na soma dos dois placares, a decisão será nos pênaltis.

O Maringá era o único time que não tinha sofrido gols em casa no Campeonato Paranaense. Agora, em 8 partidas como mandante, soma 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com 11 gols marcados e 2 sofridos.

Clique aqui para assistir aos gols do Coritiba: primeirosegundo

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

ARTILHEIROS
O centroavante Léo Gamalho chegou a 6 gols em 11 jogos no Paranaense. É o artilheiro da competição, empatado com Rômulo, do Athletico. O ponta Igor Paixão, com 5 gols em 15 partidas, é o vice-artilheiro do Estadual. O centroavante Alemão (33 anos, ex-Paraná Clube) é o artilheiro do Maringá em 2022, com 4 gols em 15 jogos.

ESCALAÇÕES
O técnico Gustavo Morínigo fez cinco mudanças em relação ao último jogo: duas motivadas por desfalques e três por opção (provavelmente por desgaste físico). As baixas eram o zagueiro Henrique e o volante Willian Farías, suspensos. As vagas deles ficaram com o zagueiro Guillermo de los Santos e o volante Matheus Sales. Por opção do treinador, deixaram a equipe e começaram no banco: o lateral Egídio, o volante Andrey e o meia Thonny Anderson. Essas três vagas ficaram com o lateral Guilherme Biro, o volante Val e o meia Robinho.

O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo e Robinho como meia centralizado.

O Maringá contava contava com a volta do volante João Denoni, que cumpriu suspensão na partida anterior.

PRIMEIRO TEMPO
Choveu forte antes e durante a partida. O gramado ficou ‘pesado’, dificultando a troca de passes e os lances mais técnicos. O Maringá se adaptou melhor às condições e conseguiu levar mais perigo ao gol adversário, principalmente com as arrancadas dos pontas Mirandinha e Saraiva. Foram duas boas boas jogadas do time do Interior. Aos 20, Saraiva invadiu a área e acertou a trave. Aos 29, Mirandinha chutou de fora da área, Muralha rebateu mal e Alemão aproveitou o rebote, cutucando para o gol vazio: 1 a 0. O Coritiba errou demais na saída de bola, foi quase inexistente na armação pelo meio-campo e contou com raras jogadas dos pontas. A única jogada perigosa foi aos 22, quando Robinho cobrou lateral, Igor Paixão fez boa jogada individual e rolou para Alef Manga, livre na área, chutar perto.

BRIGA
Após o apito para o término do primeiro tempo, jogadores dos dois times discutiram e trocaram empurrões. A confusão envolveu também quem estava no banco de resrevas.

SEGUNDO TEMPO
O Maringá recuou e foi dominado no segundo tempo. O Coritiba avançou, tomou conta do jogo e os gols passaram a ser questão de tempo. Aos 20, Biro cobrou lateral direto para Gamalho, na área. Ele girou, fintou o zagueiro e fuzilou o goleiro. Aos 23, as primeiras trocas no Coxa, com as entradas de Thonny Anderson e Andrey. A virada veio aos 25, em bom passe de Thonny Anderson, cruzamento de Warley e finalização de Igor Paixão. Depois disso, o Maringá demonstrou sinais de cansaço e pouco produziu em campo. Aos 36, entraram o lateral Matheus Alexandre e o volante Bernardo. Aos 41, o lateral Egídio entrou no lugar de Alef Manga. Ao 48, quase o terceiro gol do Coritiba, em belo chuta de longa distância de Andrey que explodiu no travessão.

MARINGÁ 1×2 CORITIBA
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; Parrudo (Guilherme Castro), João Denoni e Matheus Bianqui; Mirandinha (Deivid), Felipe Saraiva (Lucão) e Alemão (Robertinho). Técnico: Jorge Castilho.
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Guillermo, Luciano Castán e Guilherme Biro; Matheus Sales (Andrey) e Val (Bernardo); Alef Manga (Egídio), Robinho (Thonny Anderson) e Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alemão (29-1º), Léo Gamalho (20-2º) e Igor Paixão (25-2º)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Cartões amarelos: Val, Guilherme Biro (C). Alemão, Ronald (M).
Público: 11.753 pagantes
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá, às 20 horas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Bianqui chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
10 – Alef Manga chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
20 – Parrudo intercepta e aciona Saraiva, na direita. Ele invade a área e chuta na trave.
22 – Robinho cobra lateral. Igor Paixão avança na ponta-esquerda, invade a área e cruza rasteiro. Alef Manga, na área, chuta perto, ao lado.
27 – Falta na direita. Robinho rola para Warley, que invade a área e cruza rasteiro. O goleiro chega antes de Paixão.
29 – Gol do Maringá. Mirandinha chuta de longe. Muralha rebote. A bola sobra limpa para Alemão, que cutuca para o gol vazio.
36 – Alef Manga faz o pivô para Igor Paixão, que chuta cruzado. O goleiro segura.

Segundo tempo
20 – Gol do Coritiba. Guilherme Biro cobra lateral direto para a área. Léo Gamalho domina, finta o zagueiro e chuta no ângulo.
25 – Gol do Coritiba. Warley tabela com Thonny Anderson, dispara na direita e cruza rasteiro, na medida, para Igor Paixão finalizar.
28 – Igor Paixão cobra escanteio. Guillermo cabeceia ao lado.
35 – Igor Paixão chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
45 – Guilherme Biro recebe na cara do gol e chuta. A zaga bloqueia.
48 – Andrey arrisca de longe e acerta o travessão.