Franklin de Freitas – Bissoli comemora o segundo gol do Athletico

O Athletico Paranaense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, nessa terça-feira (dia 2) à tarde, na Arena da Baixada, em duelo adiado da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Gabigol (2), Renato Kayzer e Bissoli. Com o resultado, o time paranaense ficou em 14º lugar, com 35 pontos — 5 pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 3ª posição, com 50 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

ALBERTO
Desde que assumiu o comando do Athletico, o técnico Alberto Valentim somou em todas as competições 2 vitórias (sobre Atlético-GO e Flamengo), 3 empates e 4 derrotas.

FASES
Contando apenas o Brasileirão, o Athletico soma 4 derrotas e 2 empates nas últimas 6 rodadas. O Flamengo soma 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas nos últimos 6 jogos, considerando todas as competições.

RECORDE DE PÚBLICO
O jogo registrou o maior público do Athletico em 2021, com 15.193 pagantes, e também o maior do futebol paranaense no ano. Antes, a maior marca havia sido contra o Santos, com 6.666 pagantes.

ARTILHEIRO
O centroavante Renato Kayzer é o artilheiro do Athletico na temporada 2021, com 11 gols em 47 jogos, à frente de Nikão (10 gols em 42 jogos).

POLÊMICAS DE ARBITRAGEM
Aos 15 do 1º tempo, Cittadini caiu na área ao dividir com Gustavo Henrique e pediu pênalti. Na Central do Apito da Globo, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci afirmou que não houve pênalti.

Aos 32 do 1º, Renato Kayzer agrediu Léo Pereira e recebeu cartão vermelho. O árbitro foi chamado pelo VAR, verificou no monitor e cancelou a expulsão. Sandro Meira Ricci declarou na Globo que o lance era para vermelho.

Aos 4 do 2º, Pedro Henrique dividiu com Vitinho na área, caiu e pediu pênalti. O árbitro nada marcou e não verificou no VAR. Na Globo, Ricci afirmou que não houve penalidade.

Aos 20 do 2º, Abner cruzou e Terans marcou de cabeça. O gol foi anulado por impedimento. A imagem da TV confirmou que a decisão foi correta.

ESCALAÇÃO DO FURACÃO
As baixas no Athletico eram Zé Ivaldo (suspenso) e Pedro Rocha (lesão), que normalmente começam no banco. O técnico Alberto Valentim repetiu a escalação usada na vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Ele manteve o esquema tático 5-2-3 para se defender e no 3-4-3 para atacar. Nesse formato, o setor ofensivo ficou com Nikão (direita), Terans (esquerda) e Kayzer (centro).

ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
Os desfalques no Flamengo eram os zagueiros David Luiz e Rodrigo Caio, o lateral Filipe Luís e os meias Diego e Arrascaeta, todos em recuperação. O atacante Bruno Henrique, suspenso, também ficou de fora. O esquema era o 4-2-3-1, com Arão e Andreas como volantes.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Flamengo, que ficou recuado e esperou espaços para contra-atacar. O Athletico jogou mais avançado e conseguiu controlar o meio-campo na maior parte do tempo, mas pouco criou. Foram apenas duas boas jogadas ofensivas do mandante. Já o visitante marcou dois gols e teve outros dois lances de perigo no ataque. O 1º gol foi aos 16, após boa jogada de Michael na ponta-esquerda, finalização de Vitinho, rebote da defesa e chute de Gabigol. O 2º saiu em falha grosseira do goleiro Santos, que errou passe na defesa. Isla interceptou e acionou Gabigol, que finalizou por cobertura.

SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou melhor, tomou conta do jogo e encurralou o adversário. Em 15 minutos, criou quatro boas jogadas ofensivas. O gol atleticano veio aos 17, em lançamento de Thiago Heleno, jogada de Abner, chute de Nikão, rebote do goleiro e finalização de Kayzer. O Flamengo reagiu, colocando o volante Thiago Maia no jogo. A partir daí, a disputa ficou equilibrada e a partida ficou truncada. Aos 30, a primeira substituição do Athletico, com a saída do zagueiro Nicolas Hernández para a entrada do lateral-esquerdo Pedrinho.

EMPATE NO FIM
Aos 33, Christian entrou no jogo. A partida só voltou a ter um lance de perigo aos 42, quando Abner acertou belo lançamento para Kayzer, que entrou livre nas costas da defesa e chutou ao lado, perto do gol. Aos 44, Alberto colocou Bissoli e Jader na partida. O Athletico teve nova chance para empatar aos 47, quando Christian tabelou com Bissoli, saiu na cara do gol e chutou no cantinho, mas Diego Alves fez grande defesa. O empate veio aos 49, quando Nikão cobrou escanteio, Diego Alves furou e Bissoli entrou livre para desviar para o gol.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 21 finalizações (5 certas), 57% de posse de bola, 79% de eficiência nos passes e 8 faltas cometidas. Já o Flamengo somou 13 finalizações (6 certas), 43% de posse de bola, 72% de eficiência nos passes e 15 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

ATHLETICO 2×2 FLAMENGO
Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nicolás Hernández (Pedrinho) e Abner (Jader); Erick (Bissoli) e Cittadini (Christian); Nikão, Terans e Renato Kayzer. Técnico: Alberto Valentim
Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Ramon; Willian Arão e Andreas (Rodinei); Everton Ribeiro (João Gomes), Vitinho (Thiago Maia) e Michael (Bruno Viana); Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Gabigol (16-1º e 28-1º), Renato Kayzer (17-2º) e Bissoli (49-2º)
Cartões amarelos: Terans, Thiago Heleno, Renato Kayzer, Nicolas Hernández (A). Léo Pereira, Andreas (F).
Público: 15.193
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Marcinho cruza. Ninguém corta e a bola sobra para Abner, que não consegue dominar e perde boa chance.
12 – Contra-ataque. Terans avança, atravessa o campo e chuta ao lado do gol.
14 – Michael tabela com Gabigol na área, mas erra no passe decisivo.
15 – Cittadini cai na área ao dividir com Gustavo Henrique e pede pênalti.
16 – Gol do Flamengo. Michael faz jogada na esquerda e cruza. Vitinho chuta. A zaga tira. Gabigol pega rebote na área e chuta no canto.
21 – Falta perto da área. Andreas cobra perto, sobre o gol.
28 – Gol do Flamengo. Santos sai jogando errado. Isla corta e aciona Gabigol, na área. Ele encobre Santos.

Segundo tempo
6 – Boa jogada do Athletico. Terans enfia, Kayzer faz o pivô na área e rola para Abner. Ramon salva no último instante.
14 – Terans recebe na área e chuta cruzado. A zaga tira.
17 – Gol do Athletico. Thiago Heleno lança. Abner toca para Nikão, que chuta forte. O goleiro espalma. Kayzer pega o rebote e toca para o gol.
42 – Belo lançamento de Abner. Renato Kayzer recebe nas costas da defesa, parte livre e toca por cobertura. A bola passa perto, ao lado.
47 – Christian tabela com Bissoli, sai na cara do gol e chuta de bico, no cantinho. Diego Alves faz grande defesa.
49 – Gol do Athletico. Nikão bate escanteio. O goleiro fura. Bissoli entra livre e completa para o gol.