A exposição A Sala do Artista Popular, unidade pertencente à Secretaria Estadual da Cultura, abre na quinta-feira (20.11) a exposição A Arte do Origami e do Kirigami, composta por obras delicadas, feitas de forma totalmente artesanal. A mostra coletiva permanece até o dia 30 de janeiro de 2015 e tem entrada franca.

Embora sejam parecidas, as duas técnicas têm origens diferentes. Enquanto o Origami teve início no Japão, o Kirigami teve origem na China. Além disso, a principal diferença técnica entre eles é que no Origami o papel deve ser dobrado e no Kirigami o papel é dobrado e cortado. Ambas as técnicas propiciam criações graciosas e sutis.

A exposição coletiva terá obras dos artistas origamistas e kirigamistas Yurie Handa, Luiza Handa, Antonieta Handa, Katsue Handa, Seithy Handa Cavalheiro, Nara Bertolazo, Yoshio Handa e Luana Handa.

Também compõem a mostra fotos feitas por Chuniti Kawamura durante as oficinas do Projeto Origami nas Escolas – Arte & Educação, que os artistas desenvolvem nas escolas da rede pública de ensino.