Valquir Aureliano – Movimento em supermercado de Curitiba

Supermercados de Curitiba registraram nesta sexta-feira (21) um movimento bem acima do normal. O movimento ocorre às vésperas de um sábado de “lockdown”, em que os supermercados ficaram proibidos de abrir devido a um decreto da Prefeitura de Curitiba, que traz medidas de combate à pandemia de Covid-19. Entre as medidas do decerto nº 890 está o fechamento dos supermercados aos sábados e domingos e a restrição de horário de funcionamento, das 6 às 21 horas (antes, era até as 22 horas).

Segundo informações apuradas pela reportagem do Bem Paraná, o movimento já estava alto desde o começo da tarde. Uma funcionária de um supermercado de Curitiba já alertava que o movimento estava bem mais alto que o normal por volta das 13h30. No fim da tarde, o movimento aumentou e as filas estavam maiores. Isso já havia ocorrido também na quinta-feira, quando pelos menos 12 supermercados confirmaram ter movimento maior que o ormal durante a noite.

Na quarta-feira (19), a Associação de Supermercados do Paraná (Apras) havia previsto que o movimento iria aumentar na quinta e na sexta, já que os estabelecimentos não abriram aos sábados. A prefeitura alega, contudo, que aos fins de semana os consumidores permanecem muito mais tempo dentro das lojas, cerca de duas horas, o que aumenta a possibilidade de contaminação por Covid-19 – e por isso teria decretado o fechamento aos sábados e domingos.

Recurso

Nesta sexta-feira, a Apras informou que pediu a revisão do decreto em benefício do bem-estar e segurança dos consumidores e colaboradores. E até entrou com um Mandado de Segurança na busca de reverter essa decisão. Em resposta, a Justiça determinou que a Prefeitura de Curitiba se manifestasse em até 72 horas. O prazo, contudo, ultrapassava este final de semana.

A associação afirmou ainda que iria orientar o setor para cumprir a determinação da Prefeitura, mas ressaltava que população é quem sairia diretamente prejudicada.