Corpo de Bombeiros

O vazamento de terebentina, um produto químico altamente tóxico e inflamável, foi detetado nesta manhã desta sexta-feira, 9, no porão de um navio da empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O navio Anthea Y, de bandeira liberiana, atracou no Porto de Paranaguá ontem (8) por volta das 22h15 e tinha como destino a cidade de Santos-SP.

Segundo funcionários que trabalhavam no momento do ocorrido, o local foi isolado e os trabalhadores foram retirados do navio. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência, junto com uma empresa especializada em atendimento a emergências ambientais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é de difícil acesso e necessário a utilização de  equipamentos adequados para conseguir adentrar o porão do navio.

A assessoria da TCP por meio de nota informou que comunicou as questões às Autoridades Portuárias e ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e que a situação está sob controle – não havendo feridos, e que o produto não atingiu a baía de Paranaguá.

As equipes de proteção ambiental estão trabalhando para definir a melhor estratégia para a retirada, em segurança, do contêiner onde o vazamento foi detectado.

SOBRE O PRODUTO QUÍMICO TEREBENTINA:

Terebentina é um produto líquido inflamável e o vapor provocado por esse produto pode ser irritante a pele, olhos, nariz e garganta. Se inalado causará náusea, vômito, dor de cabeça e dificuldade respiratória.