Doctorfit-Treze-de-Maio-39–Arquivo-Pessoal
Doctor Fit da Treze de Maio, em Curitiba. (Divulgação)

Nunca se viu tantos conteúdos nas redes sociais sobre a importância da prática de exercícios físicos como agora. Incentiva-se os esportes, treinos de diversas modalidades nas academias e praças, orienta-se sobre alimentação balanceada em todas as fases da vida, tudo com objetivo de fazer com que as pessoas busquem cuidar mais da saúde. Uma das barreiras para assumir esse estilo de vida saudável certamente é manter a rotina de exercícios físicos diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que prevê benefícios quando se realizam pelo menos 150 minutos semanais de atividades moderadas a vigorosas. Além disso, encarar uma academia cheia de aparelhos, com pouca ou nenhuma supervisão, é definitivamente o empecilho para os sedentários se motivarem a começar. 

Um estudo na Noruega analisou 250 praticantes iniciantes em 25 academias. Um ano depois, somente 17% continuavam frequentando o espaço e, 86%, já haviam desistido de continuar, porém, seguiam pagando mensalmente a empresa já que, a maioria, contratou planos de 12 meses, com baixo custo, que não poderiam ser cancelados. Pensando no alto índice de evasão dos alunos e na falta de motivação para manter uma rotina de exercícios que contribua para prevenção de doenças e para saúde geral, a médica do esporte Clarissa Rios, sócia fundadora e diretora técnica da DoctorFit, rede de franquias de estúdio de treinamento personalizado, separou quatro motivos para fazer a troca de uma academia convencional por um estúdio com treinamento personalizado. 

Falta de atendimento individualizado
Uma academia do modelo tradicional disponibiliza diversos tipos de máquinas e outros exercícios, possibilitando a realização de musculação e outras atividades ginásticas. A prioridade nesse ambiente tradicional, não é o atendimento individualizado, e, para quem está começando, isso pode ser desmotivante e até arriscado na medida que pode aumentar a chance de desenvolvimento de lesões pela falta de correção postural e ajustes nas variáveis do treinamento. Em um estúdio de treinamento personalizado, pelo contrário, o objetivo é ofertar o treinamento físico de acordo com as necessidades e limitações físicas de cada aluno, proporcionando atenção individualizada 100% do tempo e um treino personalizado para atender as demandas individuais. 

Risco de lesão
Uma das modalidades mais praticadas nas academias tradicionais é a musculação, a qual é muito eficiente para a hipertrofia e ganho de força muscular. 
“O treinamento com pesos também tem um impacto direto nas atividades diárias, que requerem um determinado percentual da força muscular para serem executadas. Mas, é preciso fazer esse tipo de atividade de forma correta, e um acompanhamento personalizado, minimiza a possibilidade de lesão. O atendimento em um estúdio é completamente diferenciado, porque, além de orientações individualizadas para melhora da saúde como um todo, são montados treinos específicos para pessoas com problemas osteoarticulares e outras doenças crônicas, bem como, para grupos especiais como idosos, gestantes, crianças e atletas”, afirma Clarissa Rios.

Exercícios diferenciados
O treinamento personalizado funcional em um estúdio, baseado nos movimentos naturais do corpo humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, promove excelente ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento físico geral, de forma diversificada e mais próxima as atividades que as pessoas realizam no seu dia a dia. O treinamento sem máquinas oferece para as pessoas adaptações fisiológicas e funcionais muito maiores do movimento quando realizamos movimentos mecânicos em eixos definidos, muitas vezes com grupos musculares isolados, como acontece na musculação tradicional. 

“Essa é a melhor alternativa para quem está cansado dos exercícios tradicionais na academia. Neste método são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e, claro, equipamentos que promovem maiores sobrecargas como halteres, anilhas, kettlebells e bolas de peso. Este tipo de treinamento é uma forma excelente de prevenir lesões, estabilizar as doenças cardiovasculares, reduzir o porcentual de gordura corporal e tudo mais que buscamos com o exercício físico. Nesse sentido, os estúdios de treinamentos personalizados são uma opção mais seguras e efetivas para os clientes com limitações e lesões e, até mesmo, para aqueles que buscam alto rendimento”, disse a sócia fundadora da DoctorFit.

Espaços menores
Os estúdios de treinamento personalizados têm, geralmente, menor espaço físico, o que permite um atendimento achegado, individualizado e customizado de acordo com as necessidades de cada cliente. “Independentemente de qual exercício físico você decidir praticar, é essencial buscar um profissional qualificado e registrado no conselho de classe, realizar avaliação física e médica para saber se você está apto para começar minimizando os riscos e permitindo personalizar ainda mais as suas atividades”, disse a médica do esporte.