chuva-de-meteoros-geminideas
Chuva de meteoros (Foto: Reprodução/Nasa)

O mês de agosto será um dos preferidos para quem ama observar eventos astronômicos. Isso porque haverá “espetáculos” no céu, como a superlua e a chuva de meteoros – considerada a melhor do ano.

A primeira superlua do ano deve embelezar o céu na noite do dia 19 de agosto. A chuva de meteoro Perseidas ocorrerá entre os dias 12 e 13 agosto. Ela produz até 60 meteoros por horas e pode ser melhor observada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Chuvas de meteoro

Os meteoros são detritos que entram na atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e causando os raios de luz que são chamados de meteoros.

“As chuvas de meteoros não têm associação física verdadeira com suas estrelas ou constelações homônimas. Delta Aquáridas é uma estrela na constelação de Aquário, ‘o portador de água’, que parece estar perto do radiante – a origem aparente dos meteoros da nossa perspectiva”, ainda de acordo com o Royal Museums Greenwich.

Como observar os eventos celestiais?

Segundo o Exoss Citizen Science, projeto de monitoramento de meteoros, é importante evitar locais com muita poluição luminosa e pontos de luz no local de observação.

É necessário ainda que os olhos se adaptem ao escuro. Desta forma, evite uso de eletrônicos, como aparelhos celulares.

“Utilize o radiante no céu usando um mapa ou a estrela de referência da constelação. Os meteoros parecem surgir de um mesmo ponto do céu com curtas ou longas trajetórias”, aconselha ainda o projeto.

Durante a madrugada até o amanhecer é o melhor período para a observação de uma chuva de meteoros, de acordo com o Exoss Citizen Science.

“A chave para vislumbrar essas partículas em chamas é a paciência. Acomode-se com uma espreguiçadeira e um lanche, e olhe para o céu a cerca de 45 graus do radiante. A espera sob as estrelas pode ser agradável e a recompensa, emocionante”, orienta o Royal Museums Greenwich.