Arquivo Bem Paraná

Agosto será um mês com céu especial para quem gosta de observar o céu. Entre os fenômenos estão uma superlua e chuva de meteoros Perseidas. Segundo os especialistas, a primeira superlua do ano será visível na noite de 19 de agosto. Já as Perseidas poderão ser observadas entre os dias 12 e 13 de agosto.

Se os prognóstico para o Curitiba se confirmarem, os fenômenos poderão estar visíveis no céu da Capital do Paraná. Isso, porque, segundo a previsão diário do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba deve ter dias com sol nas datas previstas para os fenômenos.

previsa-curitiba

Para o dia da Superlua, a previsão é entre 14ºC e 29ºC. Já para a chuva de meteoros as temperaturas não devem ser tão altas, mas a promessa é de céu limpo, com 7ºC de mínima no dia 12, e 4ºC no dia 13. Nos dois dias as máximas devem ser de 18ºC e 13ºC, respectivamente

Os eventos serão uma oportunidade única para quem gosta de observar fenômenos no céu à noite. Com até 60 meteoros por hora, a chuva de meteoros Perseidas é considerada uma das mais espetaculares do ano. Quem reside nas regiões Norte e Nordeste do Brasil terá a melhor visão do show de luzes no céu.

Leia mais Bem Paraná:

Superlua de agosto

A superlua é um evento astronômico que ocorre quando a Lua se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, conhecido como perigeu. Por isso, nesse período, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia comum.

Chuva de meteoros

A chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre os dias 12 e 13 de agosto e é resultado de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Estes pequenos fragmentos entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de até 70 quilômetros por segundo. Neste processo há a vaporização dos elementos e a formação de brilhantes raios de luz conhecidos como meteoros.

Veja como aproveitar esses eventos celestiais:

Escolha um local escuro: Evite áreas com muita poluição luminosa para ter uma visão mais clara do céu.
Adapte seus olhos ao escuro: Evite usar eletrônicos, como smartphones, para permitir que seus olhos se ajustem à escuridão.
Conheça o radiante: Utilize mapas ou aplicativos para localizar a constelação de onde os meteoros parecem surgir.
Seja paciente: Traga uma cadeira reclinável e um lanche, e prepare-se para uma noite de observação tranquila e gratificante.

O que são as Perseidas?
As Perseidas são uma das chuvas de meteoros mais populares e intensas do ano. Este evento é fascinante por conta da quantidade de meteoros que pode ser vista a cada hora.

Curiosidades sobre Meteoros
Os meteoros, frequentemente chamados de “estrelas cadentes”, são na verdade pequenos fragmentos de rocha espacial que entram na atmosfera terrestre.

Como entram na atmosfera com alta velocidade, eles se aquecem e vaporizam, criando um rastro luminoso.