11cap18-capa
Athletico x Vasco pela Copa do Brasil na Ligga Arena (foto: Rui Santos)

O Athletico está eliminado da Copa do Brasil de 2024. Na noite desta quarta-feira (11), o time derrotou o Vasco por 2 a 1, na Ligga Arena, na segunda partida pelas quartas de final da competição. Com isso, a vaga teve que ser decidida nos pênaltis. E o time paranaense levou a pior: perdeu por 5 a 4. Canobbio foi o único a errar uma cobrança.

No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Vasco havia triunfado por 2 a 1, de virada. Assim, o time paranaense precisava de uma vitória por dois ou mais gols de vantagem para avançar às semifinais. Como apenas devolveu o placar do jogo de ida, a vaga foi decidida nos pênaltis.

Agora, o Vasco vai enfrentar Atlético-MG ou São Paulo na semifinal. Os dois se enfrentam nesta quinta (12), em Belo Horizonte – no jogo de ida, no Morumbi, o time mineiro venceu por 1 a 0.

Na partida, o Athletico chegou a abrir 2 a 0, placar que o classificaria, e viu o adversário perder um jogador expulso. Contudo, o Vasco descontou para 2 a 1 ainda no primeiro tempo e conseguiu se segurar na etapa final, levando a decisão para os pênaltis.

Histórico

Os dois times haviam se enfrentado recentemente tanto pelo Brasileirão quanto pela Copa do Brasil. Nesses dois jogos, o roteiro foi igual: o Athletico venceu o primeiro tempo por 1 a 0 e tomou a virada na etapa final (2 a 1), ao levar gols em cruzamentos.

Técnico

Foi o 16º jogo do técnico Martin Varini à frente do Athletico. Nos outros jogos, ele somou 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.

Tabus

O Athletico defendia dois tabus nesse confronto. Um deles era a invencibilidade diante do rival em jogos como mandante. O outro tabu é que o Athletico não perdia em jogos de mata-mata na Arena há mais de um ano. O último revés ocorreu nas quartas de final da Copa do Brasil de 2023, em julho, quando o time levou 2 a 0 do Flamengo. Desta vez, até somou a 10ª vitória seguida. Mas não conseguiu a classificação.

Calendário

O jogo contra o Vasco deu início a uma nova correria. Neste sábado (14), o Athletico enfrenta o Fortaleza na Ligga Arena, pelo Brasileirão. Na quinta-feira (19), duela contra o Racing (Argentina), também na Arena, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Escalação do Athletico

O Athletico não contava com o volante Fernandinho (lesionado) e o atacante Lucas Di Yorio (suspenso por ter sido expulso no jogo de ida). O zagueiro Thiago Heleno, que ficou de fora da última partida (derrota de 2 a 0 para o Palmeiras), retornou ao time. E o goleiro Mycael foi o escolhido, mesmo com a recuperação clínica de Leo Linck. O técnico Martin Varini deve manter a formação 4-2-3-1 (quando o time defende) e 3-2-5 (quando o time ataca).

Primeiro tempo

Como precisava de uma vitória polpuda para seguir vivo na Copa do Brasil, o Athletico tentou ir para cima desde o início. O time atacava num 3-2-5, com Erick e Gabriel de volantes, Cuello e Canobbio nas pontas, Christian como meia-direita, Zapelli como meia-esquerda e Mastriani de centroavante. E fazia a bola circular, mas não criava muitas chances de gol. O Vasco, por sua vez, apostava em bolas longas e cruzamentos. Os cruzamentos deram certo, mas para o Athletico. Aos 25 minutos. Esquivel cruzou, a bola passou por todos na área e Cuello dominou e fez 1 a 0. Aos 33, Esquivel cruzou de novo, Cuello escorou e Zapelli fez 2 a 0, de cabeça, na pequena área.

Aos 38 minutos, Rayan chutou uma bola em cima de Esquivel e depois deu um soco no rosto do lateral do Athletico. O árbitro Wilton Pereira Sampaio deu apenas cartão amarelo. O VAR recomendou revisão e só então Sampaio expulsou o jogador, quatro minutos depois. O cenário de estar com a vantagem necessária e de estar com um jogador a mais parecia ideal para o Athletico, mas o Vasco descontou aos 45 com Vegetti, de cabeça.

Segundo tempo

Na etapa final, com um jogador a mais, o Athletico criou duas grandes em três minutos, mas parou no goleiro Leo Jardim. Depois, o time diminuiu um pouco o ritmo, mas ainda levou perigo em bolas altas. Aos 22 minutos, Varini trocou Zapelli (que já tinha cartão amarelo) por João Cruz. Aos 32, ele trocou Erick por Madson na lateral-direita, Thiago Heleno por Gamarra na zaga e o meia Christian por Pablo, que entrou para ser mais um atacante. Diante de um time só preocupado em se defender, o Athletico tentou pressionar. Arriscou cruzamentos e chutes de fora da área. Aos 44, Nikão substituiu Cuello. Mesmo com as mudanças e a pressão, não conseguiu o terceiro gol.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Athletico somou 25 finalizações (8 certas), 72% de posse de bola, 87% de passes certos e 9 escanteios. O Vasco obteve 9 finalizações (2 certas), 28% de posse de bola, 63% de passes certos e 1 escanteio. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 2 x 1 VASCO

Athletico: Mycael; Erick (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel; Gabriel e Christian (Pablo); Cuello (Nikão), Zapelli (João Cruz) e Canobbio; Mastriani. Técnico: Martin Varini.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodriguez), Léo, Maicon e Lucas Piton (Mateus Carvalho); Hugo Moura (Victor Luis) e Sforza; Rayan, Payet (Emerson Rodríguez) e David (Leandrinho); Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Gols: Cuello (28-1º), Zapelli (35-1º), Vegetti (45-1º)
Pênaltis: Athletico 4 (Pablo, Mastriani, Madson e João Cruz; Canobbio errou) x Vasco 5 (Sforza, Puma Rodriguez, Victor Lupis, Mateus Carvalho e Vegetti)
Cartões amarelos: Kaique Rocha, Madson (do banco de reservas), Sforza, Zapelli, Souza (do banco de reservas), Mastriani
Expulsão: Rayan (42-1º)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Renda: R$ 1.556.875
Público: 33.188 (pagante), 34.097 (total)
Local: Ligga Arena, quarta-feira, às 21h30

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

  • 4 – Zapelli tabela com Canobbio, dribla um marcador e bate no alto do gol. Leo Jardim espalma para escanteio
  • 10 – Cuello cruza da direita. Canobbio finaliza quase da linha de fundo e acerta a rede do lado de fora
  • 15 – Lucas Piton cruza da esquerda. Vegetti ganha no alto de Esquivel na pequena área e cabeceia para fora
  • 21 – Gabriel arrisca de fora da área e manda à esquerda do gol
  • 25 – Gol do Athletico. Esquivel cruza da esquerda. A bola passa pela pequena área e cai com Cuello, que domina e bate forte, cruzado, à direita do goleiro
  • 31 – Cuello avança e toca para Zapelli, que bate rasteiro a gol, de fora da área. Leo Jardim defende
  • 33 – Gol do Athletico. Esquivel cruza da esquerda. Cuello escora na direita. Zapelli surge na pequena área e cabeceia no ângulo direito
  • 38 – Kaique Rocha sai jogando errado e dá a bola para Rayan, que bate a gol do bico da pequena área. Mycael sai e salva com o pé. A bola cai com Payet, que dribla um marcador e bate forte, mas por cima
  • 45 – Gol do Vasco. Lucas Piton cruza da esquerda. Vegetti sobe mais que Esquivel na risca da pequena área e cabeceia no ângulo esquerdo

SEGUNDO TEMPO

  • 1 – Esquivel cruza. A bola chega a Cuello, que domina e bate cruzado. Leo Jardim faz grande defesa
  • 3 – Cuelllo cruza. Mastriani cabeceia sozinho e Leo Jardim faz outra grande defesa
  • 18 – Zapelli chuta a gol. A bola bate na zaga, volta na mão de Leo e sobra com Canobbio, que tira do goleiro. Mastriani não chega a tempo para completar
  • 18 – Sforza arrisca de fora da área e manda por cima do gol
  • 23 – Cuello ergue a bola à área. Kaique Rocha domina e finaliza prensado com a zaga. Leo Jardim pega
  • 27 – Erick cruza da direita. Mastriani cabeceia para fora
  • 31 – Cuello ganha de Leandrinho na ponta e cruza para Canobbio. A zaga corta antes da bola chegar ao uruguaio
  • 33 – João Cruz cobra escanteio. Pablo cabeceia prensado com Maicon e manda por cima do gol
  • 36 – Kaique Rocha recupera bola na meia-lua e bate a gol, A bola sai à direita
  • 39 – Gamarra arrisca de longe. Leo Jardim salta e defende no canto esquerdo
  • 41 – João Cruz cobra escanteio. Pablo desvia na primeira trave. A bola assusta e sai
  • 42 – Leandrinho arranca pela esquerda e arremata por cima do gol
  • 50 – João Cruz ergue a bola para a área. Mastriani finaliza de letra, mas manda por cima do gol

PÊNALTIS

  • Athletico 1×0 Vasco. Pablo bate à direita e desloca Leo Jardim
  • Athletico 1×1 Vasco. Sforça bate à direita, deslocando Mycael
  • Athletico 2×1 Vasco. Mastriani rola à direita e desloca Leo Jardim
  • Athletico 2×2 Vasco. Puma Rodriguez bate no canto esquedo e desloca Mycael
  • Athletico 2×2 Vasco. Canobbio bate à direita e Leo Jardim defende
  • Athletico 2×3 Vasco. Victor Luis acerta o ângulo esquerdo
  • Athletico 3×3 Vasco. Madson bate à direita. Leo Jardim toca na bola, mas não defende
  • Athletico 3×4 Vasco. Mateus Carvalho bate à direita. Mycael não alcança
  • Athletico 4×4 Vasco. João Cruz bate no canto direito e desloca Leo Jardim
  • Athletico 4×5 Vasco. Vegetti acerta no meio do gol