Bem Rapidinho: o que foi notícia nesta quarta, dia 5 de julho

Redação Bem Paraná

Bem Rapidinho

Terceiro dia de buscas na Serra do Mar, no Paraná, termina sem sinal do avião desaparecido

As buscas pelo avião desaparecido na Serra da Prata, no Litoral do Paraná, contaram novamente nesta quarta (5) com apoio aéreo e por terra. Quatro aeronaves (duas da Força Aérea Brasileira, uma da Casa Militar e uma do BPMOA) vasculharam a área por mais de oito horas. Em terra, a equipe comandada pelo Corpo de Bombeiros, com 50 bombeiros militares e voluntários, patrulhou a face leste da Serra da Prata. Com o objetivo de garantir uma melhor visualização de algumas regiões, também foram utilizados drones. Mas nada foi encontrado até o momento. O patrulhamento aéreo e por terra será retomado na manhã desta quinta-feira (06).

Ministro do STF rejeita pedido do PT para suspender processo de privatização da Copel

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, rejeitou Ação Direta de Inconstitucionalidade do Diretório Nacional do PT que pedia a suspensão do processo de privatização da Copel. Na ação, o partido pediu que fosse cancelada a assembleia-geral de acionistas marcada para a próxima segunda-feira, para aprovar as alterações estatutárias na estatal com base em lei aprovada em novembro do ano passado pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD), para transformar a companhia em uma corporação.

TJPR nega habeas corpus e mantém prisão de ginecologista suspeito de abuso sexual contra mais de 40 mulheres no Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) negou pedido liminar de habeas corpus ao médico ginecologista e obstetra Felipe Sá, suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 41 mulheres, em Maringá, no Noroeste do Paraná. Ele está preso desde 15 de junho. A decisão foi proferida pela desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira, da 5° Câmara Criminal. “A prisão temporária faz-se impositiva diante da imprescindibilidade da medida para as investigações do inquérito policial, pois conforme pontuado pelo magistrado a quo a medida é indispensável para possibilitar a localização de fontes de provas e garantir a continuidade das investigações, haja vista que presentes relevantes elementos indiciários da existência de outras vítimas e receios de prestarem declarações em desfavor do investigado”, disse a desembargadora.

Farmácia na Grande Curitiba é interditada por vender medicamentos tarja preta sem receita e remédios proibidos

A Polícia Civil do Paraná fechou nesta quarta (5) uma farmácia em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, após denúncia do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR). O estabelecimento vendia medicamentos tarja preta sem receita. No local, também havia estoque de remédios proibidos no Brasil, como anabolizantes. Também foram flagrados problemas de armazenamento dos produtos.

Funcionária de lava car acha granada ativada dentro de carro no interior do Paraná

Uma funcionária de um lava car flagrou na terça (5) encontrou uma granada, aparentemente ativada dentro de um carro na cidade de Guarapuava, na região central do Paraná. O Esquadrão Antibomba da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) foi acionado, isolou o local e a granada foi desarmada.

Homem morre ao salvar adolescente que era mantida à força dentro de carro e gera comoção na Grande Curitiba

A morte de Alceu Rodrigues Vieira, de 64 anos, comoveu os moradores de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, que o chamam de herói e pedem Justiça. Ele foi baleado na noite de terça (4) ao salvar uma adolescente que gritava por socorro quando era mantida à força dentro de um veículo. Vieira estava em casa com a mulher e os quatro filhos, quando ouviu pedidos de “socorro” e saiu para ajudar. O homem do carro disparou três tiros contra Vieira. Os tiros acertaram o peito da vítima, que faleceu no local. O corpo de Vieira é velado na Capela Mortuária Eixo Sul e o enterro está previsto para acontecer na quinta-feira (6).

Podcast Papo em Dobro fala sobre fantasmas, tesouros e assombrações com os Legionários e o Indiana Jones Curitibano

Está no ar o quarto episódio da primeira temporada do Podcast Papo em Dobro. Desta vez a conversa foi com dois integrantes dos Caça-Fantasmas Legionários, Cristiano Augusto e Antônio Carlos, e com o Indiana Jones Curitibano, Marcos Juliano Ofenbock, que é economista e jornalista por formação, mas hoje é pesquisador e escritor. Entre fantasmas, assombrações, piratas e muitas curiosidades, a conversa foi descontraída e reuniu lendas que decidiram buscar e estudar o sobrenatural e os tesouros da capital paranaense.

UFPR sobe mais uma posição e é a 19ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 19ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America. A universidade também é a primeira colocada no estado do Paraná e a 9ª entre as federais brasileiras. Nesta edição da classificação, a UFPR subiu mais uma posição em relação ao ano passado, passando do 20º para o 19º lugar. Ao todo, o ranking de 2023 inclui 197 instituições, entre universidades públicas e privadas, de 15 países, contra 13 países analisados no ano passado. No Brasil este ano foram avaliadas 65 instituições. Mesmo ampliando a área de abrangência desse ranking, a UFPR conquistou uma posição a mais, em relação a este mesmo ranking divulgado em 2022.