02sele2
Foto: divulgação / X CONMEBOL Copa América @CopaAmerica

O Brasil empatou com a Colômbia em 1 a 1 na noite desta terça-feira (2), em Santa Clara, Califórnia (EUA). A partida era válida pela última rodada da primeira fase da Copa América 2024, disputada nos Estados Unidos.

Com o resultado, o Brasil foi a 5 pontos e se classificou em segundo lugar no grupo D da competição. A Colômbia foi a 7 pontos e ficou em primeiro lugar.

Com isso, o time do técnico Dorival Júnior vai enfrentar o Uruguai nas quartas de final da Copa América. A partida está marcada para sábado (6), às 22 horas (de Brasília), em Las Vegas. Os uruguaios cravaram a melhor campanha da primeira fase com 3 vitórias e saldo de 8 gols pró. Nesse jogo, o Brasil não terá o atacante Vinicius Júnior, que nesta terça levou o segundo cartão amarelo e vai cumprir suspensão.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil levou 2 a 0 do Uruguai, em Montevidéu.

Já os colombianos enfrentam o Panamá, também no sábado, às 19h (de Brasília).

JOGO

Logo no começo, Vinicius Júnior levou cartão amarelo por ter atingido um colombiano com o braço. Pouco depois, o Brasil abriu o placar, numa cobrança de falta. Raphinha cobrou e mandou no ângulo esquerdo do goleiro Vargas. O Brasil não marcava um gol de falta desde 2019, com Philippe Coutinho, em um amistoso contra a Coreia do Sul.

Depois de abrir vantagem, o Brasil não deu sequência às jogadas ofensivas e pouco ameaçou. A Colômbia cresceu e teve um gol anulado, de Dawinson Sanchez, por impedimento. James Rodriguez, de falta, exigiu uma boa defesa do goleiro Alisson.

No fim da etapa, Vinicius Junior sofreu pênalti de Muñoz. O VAR até sugeriu uma revisão, mas o árbitro manteve a marcação de campo.

Pouco depois, a Colômbia empatou. A jogada começou com um erro de passe do goleiro Alisson. Ele até defendeu o chute em seguida, mas a Colômbia recuperou a bola no campo de ataque e James Rodriguez tocou para Córdoba, que encontrou Muñoz livre. O lateral aproveitou espaço deixado por Wendell e finalizou para marcar 1 a 1, aos 47 minutos.

O Brasil voltou sem Lucas Paquetá no segundo tempo. Apagado na etapa inicial, ele ainda estava pendurado com cartão amarelo. Andreas Pereira entrou. Mas o meio-de-campo estava mal e não conseguiu criar nenhuma jogada. Aos 26 minutos do segundo tempo, a torcida colombiana chegou a gritar “olé”.

Dorival tentou corrigir os problemas acionando Savinho e Ederson nos lugares de Rodrygo e João Gomes. Vini Jr. passou a jogar de centroavante. O time piorou e só não levou o segundo gol porque Rafael Borré perdeu um gol sem goleiro, na pequena área. Aos 40 minutos, entraram o volante Douglas Luiz e o atacante Endrick nos lugares de Bruno Guimarães e do lateral Wendell, mas eles pouco puderam fazer.

BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA
Brasil: Alisson, Danilo, Eder Militão, Marquinhos e Wendell (Endrick); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes (Ederson) e Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha, Rodrygo (Savinho) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior
Colômbia: Camilo Vargas; Muñoz, Cuesta, Sánchez e Machado (Mujica); Lerma, Richard Ríos (Uribe), James Rodríguez (Carrascal), Arias e Luiz Díaz (Sinisterra); Córdoba (Borré). Técnico: Nestor Lozano
Gols: Raphinha (9-1º), Muñoz (48-1º)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Vini Jr., João Gomes, Danilo, Bruno Guimarães (BRA); Lerma, Machado (COL)
Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara, terça-feira