A situação nos aeroportos do país neste feriado foi de calmaria e quem deixou para viajar na última hora para aproveitar a virada de Ano Novo fez bem. Das 0h às 16h de hoje foram registrados 22 atrasos de mais de uma hora –3,8% dos 582 vôos– de acordo com relatório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A volta de também foi tranqüila, na segunda-feira, com poucos atrasos

O relatório parcial da Anac aponta também que, mesmo com as proibições da agência, nove vôos foram cancelados no período –no sábado o volume de vôos cancelados foi o mesmo.

No entanto, proporcionalmente, os cancelamentos de hoje representam um aumento, já que no mesmo período de ontem o número de vôos era quase o dobro do volume deste domingo –1.037 vôos.

Assim como nos dias anteriores, o maior número de atrasos (7) foi registrado no aeroporto internacional de São Paulo , em Cumbica (Guarulhos). O maior número de vôos cancelados aconteceu no aeroporto de Porto Alegre, com seis cancelamentos.

Normalidade

Em nota divulgada ontem em seu site, a Anac atribuiu a normalidade nos aeroportos nos últimos dias às medidas tomadas recentemente –a agência proibiu o cancelamento de vôos e rotas e fiscalizou as empresas áreas para tentar evitar que vendessem ou reservassem mais passagens que a capacidade das aeronaves.

De acordo com a Anac, nas vésperas do Natal a média de atrasos dos vôos foi de 33,9% e 11,7% de cancelamentos. Até a sexta-feira (29), a agência registrou 16,8% de média de vôos atrasados e 2,5% de cancelamentos, que, de acordo com a agência, estavam programados e com autorização prévia da agência para serem cancelados.