Alto índice de cancelamentos de voos não afeta aeroportos, diz a Infraero

Empresa afirma que locais tiveram um dia tranquilo

Bem Paraná

Embora um grande número de voos tenha sido cancelado nesta segunda-feira (15), servidores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) garantem que a situação nos principais aeroportos do país foi tranquila durante todo o dia.

Segundo a empresa, foram cancelados 472 dos 1.591 voos nacionais programados para hoje, até as 18 horas, o que representa um percentual de 29,7% do total previsto.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o porcentual chegou a 50,3%. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram cancelados 54,8% dos voos. Os índices de cancelamento também foram altos nos aeroportos da Pampulha (67,9%), em Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (32%), em Brasília, de Goiânia (39,3%); e Salgado Filho, em Porto Alegre (33,8%).

De acordo com a Infraero, o índice de cancelamentos pode se explicar pelo fato de a procura por voos ter ficado abaixo da expectativa das empresas aéreas. Assim, as companhias optam por cancelar parte dos voos que partiriam vazios ou com um número de passageiros que não compensaria os custos da operação, transferindo os clientes para outros voos. Ainda assim, o movimento nos saguões foi bastante tranquilo, garantem funcionários da estatal.

O número de atrasos foi pequeno. Dos 1.591 voos previstos para hoje, apenas 33 decolaram mais de 30 minutos além do horário previsto, o que significa 2% do total.

Proporcionalmente, a empresa com o maior índice de cancelamentos foi a OceanAir, que cancelou 42 (67,7%) dos 62 voos que havia programado. Em seguida, vieram a Gol/Varig, que cancelou 163 (28.1%) de suas 581 partidas; a Webjet, com 23 (27.4%) dos 84 voos previstos; a Azul, com 14 (18,2%) de 77 voos e a TAM, com 93 (16%) de 582.

Vinte e três voos da TAM, ou 4% do total da empresa, sofreram atrasos. A Webjet registrou quatro (4,8%) atrasos, enquanto a Gol/Varig teve seis (1%) voos partindo com mais de 30 minutos de atraso. Azul e OceanAir não tiveram qualquer atraso até as 18 horas.