Brasil

Bem Paraná

Polêmica
Diante de mais uma reação destemperada do presidente da Venezuela ao pedido do Senado brasileiro para que reveja a cassação da licença de funcionamento do mais antigo canal de televisão RCTV e da convocação ao Itamaraty do embaixador venezuelano em Brasília, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, ministro Marco Aurélio Garcia, saiu em defesa do regime de Hugo Chávez ontem. Em entrevista coletiva concedida na capital indiana, Garcia afirmou que, ao rejeitar a prorrogação da concessão para a Rádio Caracas de Televisão (RCTV), “Chávez não fez nada de ilegal” nem violou os princípios democráticos de defesa da liberdade de expressão.

Navalha
O senador Renan Calheiros (PMDB) e o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) firmaram uma parceria política que parecia inabalável. A aliança  criou um feudo na Secretaria de Infra-Estrutura do Estado. Todos os ocupantes da pasta tinham de ser homens de sua confiança, desde Olavo Calheiros, irmão de Renan e atual deputado federal, até Adeílson Bezerra, indicado pelo clã Calheiros. Cinco dos oito alagoanos presos na Operação Navalha eram ou foram secretários e funcionários da secretaria ou de órgãos ligados a ela. Segundo a Polícia Federal, os acusados se especializaram em ajudar a Construtora Gautama a desviar recursos públicos em Alagoas.

Infraero
Entre 2000 e 2006, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) deixou de repassar ao Comando da Aeronáutica cerca de R$ 582 milhões. O resultado de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) foi entregue à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo do Senado pelo procurador -geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado.

Bicheiros
Um documento apreendido durante a Operação Hurricane pela Polícia Federal, no dia 13 de abril, na casa do sobrinho do contraventor Ailton Guimarães, o Capitão Guimarães, traz iniciais e sobrenomes de políticos do Rio ao lado de quantias supostamente pagas pelo jogo do bicho a autoridades do Estado em 2001 e 2002.  Aparecem na lista, os nomes das ex-governadoras Rosinha Matheus (PMDB, citada como “Rosinha”) e Benedita da Silva (PT, identificada como “B. Silva”). Outros candidatos como a deputada federal Solange Amaral (DEM, que aparece como “S. Amaral”) e o ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira (“JR Silveira”), também são listados.