A primeira fábrica estatal de preservativos do Brasil, localizada em Xapuri, no Acre, será inaugurada nesta hoje (07), às 16 horas. A fábrica é a primeira do mundo a produzir preservativo com látex de seringueira nativa e terá capacidade para produzir 100 milhões de unidades de preservativos por ano.


O empreendimento gera 150 empregos diretos e envolve 550 famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes, responsáveis pela extração do látex para produzir o preservativo, cujo nome será Natex.


A idéia de construir a fábrica partiu da necessidade de investir na indústria nacional de produção de preservativos, diminuindo a dependência de importação do insumo – quase 100% dos preservativos distribuídos pelo Ministério da Saúde vêm de outros países, principalmente da Ásia, como China, Coréia e Tailândia. Hoje, o Brasil tem três produtores privados de preservativos.


Com a produção da fábrica, o Ministério da Saúde pretende ampliar o acesso da população do país ao preservativo masculino. Em 2007, foram distribuídos 120 milhões de unidades.