Candidatos do Enem 2013 podem ver nota detalhada da redação

Folhapress

Por Flávia Foreque

BRASÍLIA, DF, 2 de abril (Folhapress) – Os estudantes que fizeram a edição do Enem 2013 podem ter acesso, a partir de hoje, ao espelho de redação do exame. O acesso está disponível por meio do endereço eletrônico do Enem do ano passado.

O candidato poderá ver sua nota detalhada por competência avaliada no texto. Ao todo, os corretores avaliam cinco elementos: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações; capacidade de demonstrar conhecimento de mecanismos para argumentação e elaboração de proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

O espelho permite ao estudante ver ainda a média de desempenho dos candidatos que fizeram a prova e em que categoria se encaixam. O tema da redação do ano passado foi “Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil”.

Terceiro corretor

De acordo com o Ministério da Educação, foram corrigidas 5.049.248 redações. Desse total, metade foi encaminhada a um terceiro corretor.

Isso aconteceu em situações onde a nota do primeiro e do segundo corretor variou em mais de 100 pontos. No Enem 2012, a discrepância definida para a análise de um terceiro profissional era de 200 pontos. Na ocasião, pouco mais de 20% das notas foram analisadas pelo terceiro corretor.

A edição de 2013 contou com 7.121 avaliadores.

Deboche

De acordo com o MEC, 106.742 redações receberam nota zero na edição do ano passado. Desse universo, 1.398 textos (0,028% do total) não ganharam pontos por ter parte do texto “Deliberadamente desconectada com o tema proposto”. Essa possibilidade foi incluída na última edição, após divulgação de redações com trecho de hino de time de futebol e receita de miojo.

Em contrapartida, 481 estudantes receberam a nota máxima da redação –1.000 pontos. O maior percentual de alunos (27,9%) se concentrou na faixa que obteve entre 501 e 600 pontos, seguido daqueles que receberam entre 401 e 500 (24,9%). Apenas 0,9% dos candidatos obtiveram acima de 900 pontos na redação do Enem 2013.