cid moreira
Cid Moreira apresentou 8 mil vezes o Jornal Nacional na Rede Globo. (Reprodução)

Morreu, aos 97 anos, nesta quinta-feira, 3 de outubro, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Ele era um dos rostos e vozes mais icônicos da televisão brasileira. Cid Moreira estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

Leia mais no Bem Paraná:

Segundo os dados do Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927.

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Dono de uma voz potente, Moreira passou pelas principais emissoras da época, como a Rádio Mayrink Veiga. Foi com este trabalho que ele conseguiu chamar atenção e abriu espaço na TV Rio.

Cid Moreira trabalhou em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão. Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969, e Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes. Dois anos depois, iniciou uma parceria de longa data com Sérgio Chapelin.