pexels-teono-no-88476
Foto: Pexels

Todos os arquivos digitais, independentemente do seu tipo, possuem um determinado formato. Também chamada de “extensão”, essa característica é expressa na terminação de um arquivo. Uma fotografia digital com o nome de “aniversário.jpg”, por exemplo, tem o “.JPG” como a sua extensão.

Na prática, nem todos os formatos e extensões são compatíveis com todos os tipos de dispositivos. A compatibilidade depende da presença de programas, plugins ou peças de hardware, dependendo de onde o arquivo está sendo aberto. Felizmente, existem algumas soluções para executar essas mídias.

Uma delas, a qual será foco de todo esse texto, é a conversão. Nessa alternativa, a fotografia citada previamente, “aniversário.jpg”, pode ser transformada em “aniversário.png”, o que modifica os seus parâmetros. Naturalmente, essa exata regra vale para áudios, documentos de texto e, é claro, vídeos.

A conversão de arquivos digitais pede a utilização de programas específicos para a tarefa. No caso dos vídeos, um desses programas é o Wondershare Filmora, serviço disponível para computadores e que realiza a tarefa, transformando qualquer vídeo no formato ideal para ser executado em dispositivos.

O que é o Wondershare Filmora?

O Wondershare Filmora é o programa que vai ajudá-lo na tarefa de conversão de vídeo no tutorial a seguir, mas essa não é a única coisa que ele é capaz de fazer. Na verdade, trata-se de um software de edição de vídeo, com múltiplos recursos dessa natureza, assim como alguns para a edição de áudios.

Por se tratar de um software e não um app, Wondershare Filmora funciona apenas em computadores, e exclusivamente aqueles com o sistema operacional Windows. É necessário que a máquina tenha uma memória RAM de 8 GB ou superior e espaço para que as ferramentas do serviço sejam instaladas.

Além disso, o Wondershare Filmora pode ser testado gratuitamente pelos usuários interessados, com a versão completa do serviço funcionando sob um sistema de assinatura. A assinatura dá acesso a todos os recursos, incluindo conversão, o que é uma opção versátil para editores novos e experientes.

Além da conversão, o programa traz funcionalidades de recorte, junção, transcrição de áudios em legendas, efeitos, filtros, adesivos, configuração de brilho, contraste, cores e luz, alteração de aspectos como resolução e a presença de um assistente de IA que auxilia usuários que nunca fizeram edições.

image-12

Tutorial: converta vídeos com o Wondershare Filmora em 5 passos

Sem mais demora, vamos direto ao cerne desse texto: a conversão de vídeos com apenas 5 passos. Para isso nós vamos utilizar o Wondershare Filmora, o qual deverá ser baixado e instalado em um PC com o sistema operacional Windows. Ao fim, o seu vídeo poderá ser assistido em qualquer dispositivo.

1 – Baixe os vídeos que deseja converter no computador

Antes de começar os trabalhos, é indispensável que você tenha em mãos os vídeos que deseja converter MP4 em outro formato. Caso eles estejam em um dispositivo externo, conecte-o ao PC. Já se eles estiverem na nuvem, baixe as mídias e as salve em uma pasta, onde poderá achá-los mais fácil.

Não é preciso dizer que você deverá checar o formato original do que deseja converter, a fim de que não tente transformar um vídeo AVI em outro vídeo AVI, por exemplo. Isso pode ser feito passando o mouse em cima de um arquivo (sem clicar) e conferindo qual é a sua terminação, após o nome dele.

2 – Baixe e instale o Wondershare Filmora

Para baixar e instalar o Wondershare Filmora, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial do programa e clicar no botão de teste gratuito. Em seguida, basta abrir o arquivo executável e seguir os passos da janela. Em minutos, um ícone do programa será criado na área de trabalho do computador.

É válido abrir um parêntese para atentar que a instalação pode levar alguns minutos, já que se trata de um programa relativamente complexo, com variadas ferramentas. Dessa forma, o ideal é que aguarde o processo ser concluído com êxito e não o feche antes que o software indique que terminou.

3 – Abra o programa e inicie um novo projeto

Para converter um vídeo já existente, você deverá abrir o Wondershare Filmora instalado e iniciar um novo projeto, no botão em destaque na tela inicial do programa. Uma nova janela será aberta, com todas as principais ferramentas do serviço. Perceba que a conversão não aparecerá imediatamente.

Para isso, é preciso que você clique no ícone da pasta do lado esquerdo da janela, acima da linha do tempo e ao lado de onde realizará a pré-visualização de vídeos. Ao fazer isso, uma janela será aberta, pedindo que selecione um vídeo. É aqui que você deverá encontrar o material que precisa converter.

4 – Adicione o vídeo a linha do tempo

Assim que o vídeo que deseja converter estiver aberto no programa, você precisará clicar nele com o botão direito e então selecionar “inserir”. Isso fará com que a mídia seja enviada para a linha do tempo do programa, logo abaixo. Perceba: se acrescentar outros vídeos, eles serão unidos ao final, tudo bem?

Se a sua intenção é apenas converter, nada mais deverá ser acrescentado aqui. Assim que o vídeo já estiver na linha do tempo, mova o mouse até um botão colorido na parte superior da janela, com o nome de “exportar”. É aqui que você de fato selecionará o novo formato que o seu vídeo tomará.

5 – Exporte o material final convertido

A última etapa consiste na exportação do vídeo convertido. Para fazer isso, é necessário criar uma conta no Filmora ou conectar-se a uma já existente, considerando o sistema de assinatura. Na janela aberta, existirá uma série de opções, como qualidade, resolução, taxa de quadros e, é claro, formato.

As opções disponíveis são variadas, sendo algumas delas o MP4, WMV, AVI, MOV, MKV e outros. Assim que decidir qual será o formato final do vídeo convertido, você só precisará clicar em “exportar” e aguardar que o processo seja concluído. Quanto maior for o seu vídeo, mais tempo levará a exportação ok?

image-11

Dicas para fazer melhores conversões

Agora que você conhece um bom programa para converter vídeos, vale a pena explorar algumas dicas de conversão. Nós separamos 3 dentre as mais interessantes, mas o que não faltam são alternativas para transformar as suas mídias de uma extensão para outra com o auxílio do Wondershare Filmora.

Na dúvida, utilize o MP4

Não é incomum que os usuários não saibam exatamente qual o melhor formato para salvar um vídeo. Com relação à qualidade, não existe uma resposta ideal, mas quando o assunto é a compatibilidade, uma extensão sai na frente: MP4! O formato é capaz de ser executado em quase qualquer dispositivo.

Sempre guarde o arquivo original

Depois de converter para MP4, é natural que o seu primeiro instinto seja deletar um vídeo, certo? O mais recomendado é que você não faça isso e guarde o material em sua extensão original. Afinal de contas, nunca se sabe quando vamos precisar de uma mídia em formatos diferentes do MP4 convertido.

Estude quais formatos ocupam menos espaço

Uma das diferenças cruciais entre extensões de arquivo é o tamanho que elas ocupam. Embora a qualidade do vídeo seja um fator determinante, é perfeitamente possível que 2 arquivos com a mesma qualidade tenham tamanhos distintos, dependendo da extensão para a qual eles foram convertidos.

Por que o Wondershare Filmora é o programa mais recomendado?

Existem muitas razões para usar o Wondershare Filmora no lugar de outros programas ou serviços online. A primeira delas tem relação com a facilidade de acesso para usuários com pouca ou nenhuma experiência em edição de vídeo. Você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a editar.

Em segundo lugar, podemos destacar a possibilidade de testar as ferramentas antes de comprometer-se com uma assinatura. Isso garante que o seu investimento valha a pena, seja para a conversão de arquivos, mudança de resolução, alterações de imagem e som e qualquer outra tarefa com os vídeos.

Como terceiro ponto, vale citar a existência da tecnologia de inteligência artificial, presente em um assistente que auxilia nas principais atividades dentro do programa. Não sabe como encontrar um determinado recurso? Não se preocupe, o assistente irá ajudá-lo, agilizando trabalhos de conversão.

Por fim, não podemos deixar de lado a versatilidade e integração de todas as ferramentas. Em um mesmo programa, usuários encontram todas as principais soluções de edição de vídeo, do primeiro até o último passo da edição. Para quem gosta de trabalhar mídias audiovisuais, isso tem grande valor.

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao baixar e instalar o Wondershare Filmora, é certo que as ferramentas disponibilizadas pelo programa irão agradar. Em poucos passos, sem gastar muito tempo e sem exigir conhecimentos técnicos profundos, um vídeo não executável pode ser assistido.

A conversão de vídeos pode ser útil a uma série de contextos, desde as atividades profissionais até a postagem de vídeos pessoais nas redes. Isso significa que ter um aliado versátil como o Wondershare Filmora facilita a vida, mesmo que a edição e a conversão de mídias não seja frequente no dia a dia.