image-1200-fa58eaac6bb806dabd7493be6e3541b2
Divulgação/UTFPR

Os membros do Conselho Universitário (Couni) realizaram o processo de escolha do reitor da UTFPR para o mandato de setembro de 2024 a setembro de 2028 na última sexta (28). O objetivo foi a composição da lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para que o presidente da República faça a nomeação de um dos candidatos como reitor da Universidade. O documento deve conter a indicação de três nomes, em ordem decrescente do número de votos válidos.

Leia mais

Por meio de edital, os candidatos Everton Lozano e Marcos Schiefler se inscreveram. Como não havia um terceiro nome, na ocasião, foi aberta nova inscrição para que os conselheiros pudessem concorrer ou indicar um candidato. Assim, passaram a ser considerados como inscritos também: Manoel Messias Alvino de Jesus e Tania Lucia Monteiro. Os candidatos tiveram direito a 15 minutos de apresentação anterior ao início da votação.

Everton Lozano venceu em primeiro lugar com 31 votos, seguido de Marcos Schiefler com 05 votos, e Tania Lucia Monteiro com um voto, totalizando 37 votos.

Com isso, o Couni confirma o resultado da consulta informal feita com a comunidade acadêmica, em que participaram 10.745 eleitores. Na ocasião, Everton Lozano obteve 45,22% dos votos. Marcos Schiefler ficou em segundo lugar no pleito, com 29,60% dos votos.

Confira a gravação da reunião no Canal da UTFPR no Youtube e as fotos no Flickr da Universidade.

Sobre Everton Lozano, escolhido na UTFPR


Servidor da UTFPR desde 2010, Everton Lozano possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde também realizou mestrado em Agronomia, e doutorado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante os últimos 13 anos, exerce cargos de gestão universitária, desde assessor de pesquisa e pós-graduação até diretor-geral do Campus Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. Professor Associado III da UTFPR, atua nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, e nos programas de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Agronomia e Zootecnia da Universidade