Franklin de Freitas – Museu do Expedicionário – Rua Comendador Macedo

Neste domingo, dia 15 de setembro, a Praça do Expedicionário, no Alto da XV, vai sediar uma exposição de viaturas militares antigas e uma apresentação da Banda de Música da 5ª Divisão de Exército. As atividades fazem parte do XXXIV Encontro Nacional dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), um evento dedicado ao público civil e militar. A iniciativa, organizada pela Legião Paranaense do
Expedicionário, visa exaltar a memória e os feitos heroicos dos militares da FEB.

No domingo, das 9h às 12h, o público poderá visitar a exposição de viaturas militares antigas, na Rua Saldanha da Gama, que contará com entusiastas trajados com uniformes da época da 2ª Guerra Mundial. Os moradores vão poder conferir motos militares, jipes, um caminhão 5 toneladas de comunicações, dentre outros veículos da época. Os automóveis fazem parte do acervo da Brigada de Viatura Militares Antigas e do Museu da Polícia Militar do Paraná.

Durante a manhã, haverá o lançamento do livro “Um sergipano no palco sangrento da Itália: 1944 – 1945”, escrito pelo Padre José Lima Santana. A obra é uma homenagem ao expedicionário Eronides João da Cruz, 3º Sargento da Força Aérea Brasileira, mecânico de armamento nas Bases de Tarquínia e Pisa que, após retornar da Itália em 1945, passou a viver em Curitiba.

João da Cruz foi o responsável por trazer o avião P-47 Thunderbolt para a Praça do Expedicionário, que hoje representa uma das peças mais significativas do museu.

Às 12h a Banda de Música da 5ª Divisão de Exército realiza uma apresentação, na escadaria do museu, com um repertório variado, gratuitamente ao público