pao
Imagem ilustrativa de pão de forma (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Dono de marcas como Pullman, Rap10 e Ana Maria, o Grupo Bimbo assinou contrato de compra de 100% das operações da sua rival brasileira Wickbold na sexta-feira, 30. O movimento faz parte dos planos da companhia mexicana de expandir sua presença no mercado nacional e, em especial, na região Sul do País. O valor do negócio não foi divulgado.

Em nota enviada ao Estadão, o Grupo Bimbo confirmou a assinatura do acordo para aquisição da Wickbold, na transação que inclui as marcas Wickbold e Seven Boys, que participam das categorias de pães embalados, pães doces, biscoitos, bisnaguinhas e panetones.

Além das marcas, o negócio arrematou a operação de quatro fábricas da companhia brasileira, localizadas na região sul do País. “A movimentação faz parte da estratégia da companhia, com foco em crescimento e expansão de presença no Brasil, uma aposta cuidadosamente planejada que fortalece sua posição como líder global, com mais de 70 anos de experiência no setor”, disse, no comunicado.

Pão: início como padaria de São Paulo

Com 86 anos de história, a marca Wickbold nasceu na capital paulista como uma “pequena padaria”, quando o fundador da marca, Henrique Wickbold, adquiriu o negócio, que à época se chamava “Allemanha”. Com a aquisição, rebatizou-o com o sobrenome do novo proprietário.

Segundo a companhia brasileira, a ampliação dos negócios no País se deu ainda na década de 1940, quando o fundador iniciou o processo de aquisição de uma frota de carros, para implementar a entrega dos seus produtos.

Foi durante a década de 1990 que a companhia decidiu avançar com os negócios no País. Em 1992, abriu operações no Rio e em Belo Horizonte, com duas filiais da Wickbold.

Nesse processo de expansão, em 2015, a companhia anunciou a aquisição da marca de produtos de panificação Seven Boys.

Ainda segundo a nota oficial do Grupo Bimbo, com a integração das duas empresas, a companhia enfatizou que manterá seu “propósito em nutrir um mundo melhor, complementando o portfólio com marcas que os consumidores amam e reforçando a atuação na região sul do país”.

Apesar do anúncio da aquisição, a efetivação da compra ainda dependerá da aprovação por parte das “correspondentes autorizações regulatórias”.

‘Totalidade da operação’

Em nota, a Companhia Wickbold confirmou “o acordo para a venda da totalidade da operação da empresa para o Grupo Bimbo” e que, “além das duas marcas, a transação inclui as quatro fábricas localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”.

A nota acrescenta: “O Grupo Bimbo compartilha do compromisso da Wickbold com o bem-estar dos brasileiros e reafirma a importância de um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. Nesse cenário, com a integração das duas empresas, o Grupo Bimbo reitera o propósito em nutrir um mundo melhor, complementando o portfólio com marcas que os consumidores amam e reforçando a atuação no País.”